Primeiro dia da multivacinação tem 1.562 doses aplicadas

14/10/2023 17:57
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo (C) participou da abertura da campanha na Esplanada da Restinga

 A Esplanada da Restinga, no Extremo-Sul da cidade, começou o dia com movimentação diferente. Neste sábado, 14, o local foi palco, a partir das 10h, da abertura da campanha de multivacinação em Porto Alegre. Brinquedos infláveis, cama elástica e a participação de personagens como Zé Gotinha e Azulito fizeram a alegria da gurizada que foi garantir a proteção da vacina. A Unidade Móvel de Saúde estava estacionada ao lado da estrutura montada pela prefeitura para receber o público. O atendimento ocorreu ainda em outros sete serviços, das 10h às 19h. No total, foram aplicadas 1.562 doses de vacinas, com a atualização de 1.529 carteiras.

O prefeito Sebastião Melo esteve na Restinga e ressaltou que a campanha tem o papel fundamental de fazer uma busca ativa para esclarecer um número maior de famílias de que as vacinas estão disponíveis. "Vacina não é só um ato apenas individual, mas também coletivo. A imunização tem salvado milhões de pessoas ao longo da história da humanidade. Na próxima semana, todos os nossos postos estarão abertos, do Lami ao Sarandi, do Sarandi ao Partenon, e do Partenon às Ilhas", afirma o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, mostrou a carteira de vacinação confeccionada pelo município, que é o documento legal no qual devem constar todas as vacinas aplicadas. “É importante levar esse documento no momento da aplicação das doses, para que o profissional de saúde possa atualizar a imunização de cada criança”, destacou. Ele agradeceu aos trabalhadores que atenderam a população neste sábado e lembrou que a campanha continua durante a semana, incluindo 16 unidades de saúde com atendimento até as 22 horas.

A diretora de Atenção Primária da SMS, Vânia Frantz, lembrou que, por ocasião da abertura da campanha de multivacinação, as crianças nascidas no período de junho de 2020 a dezembro de 2022 também receberão a caderneta da criança confeccionada pela secretaria. “A caderneta esteve indisponível nesse período, e a entrega possibilita qualificar o cuidado das crianças, permitindo o registro das informações e a compreensão dos responsáveis por diferentes aspectos do cuidado”, afirmou.

Além da Esplanada da Restinga, os sete outros serviços que atenderam o público das 10h às 19h foram US Bom Jesus, US Farrapos, CF 1º de Maio, CF Santa Marta, US São Carlos, US Rubem Berta e US Tristeza.

Roberta Abreu levou a filha de 1 ano e 4 meses, Sofia, para completar a caderneta de vacinas. Na Clínica da Família 1º de Maio, ela garantiu a imunização da pequena para a tríplice bacteriana. “A vacina previne e ajuda a cuidar nos nossos filhos”, disse.

A diretora-geral de Vigilância em Saúde, Evelise Tarouco, falou da importância de garantir a imunização para manter as doenças preveníveis controladas, reduzindo a mortalidade. “Vacinas previnem doenças como paralisia infantil, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche e meningite, por exemplo, que podem evoluir para quadros graves, por isso é imprescindível garantir a proteção”, explicou.

A campanha de multivacinação começou neste sábado, 14,  em todo o território nacional para incentivar que pais e responsáveis atualizem a carteira vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos. No momento da aplicação, é importante apresentar a carteira de vacinação. Aqueles que ainda não se vacinaram contra Covid-19 e gripe (Influenza) também poderão aproveitar para receber a imunização.

Dia D - O Dia D de Multivacinação será em 21 de outubro, quando todas as unidades estarão abertas para atender a população. Haverá passe livre nos ônibus da Capital para facilitar o deslocamento das famílias. A campanha de multivacinação prossegue até o dia 28, com serviços abertos normalmente de segunda a sexta-feira (veja aqui os endereços).

Sábado, 21 de outubro – Dia D de Multivacinação:
Todas as unidades de saúde estarão abertas.

Sábado, 28 de outubro:

CF Álvaro Difini – 10h às 19h (rua Álvaro Difini, 520 – Restinga)
US Bananeiras – 10h às 19h (av. Coronel Aparício Borges, 2494)
US Jardim Carvalho – 10h às 19h (rua 3, número 10 - Cefer 1)
US Mohab Caldas – 10h às 19h (av. Moab Caldas, 400)
US Restinga – 10h às 19h (rua Abolição, 850)
US Santa Maria – 10h às 19h (rua Geraldina Batista, 111)
US Timbaúva – 10h às 19h (rua Sebastião do Nascimento, 1050)
US Vila Elisabeth – 10h às 19h (rua Paulo Gomes de Oliveira, 170)
US Vila Fátima – 10h às 19h (rua Arnaldo Antônio Portaluppi, 227)

 

Vanessa Conte e Carolina Zeni

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes