Previsão de pautas: segunda-feira, 30 de dezembro
FOLHA SALARIAL - A prefeitura paga integralmente, nesta segunda-feira, 30, a folha do funcionalismo de dezembro. O valor bruto totaliza R$ 232,8 milhões e quita 100% das matrículas (34.945 mil). Mesmo com as dificuldades enfrentadas, está sendo possível honrar a folha dos servidores e também dos fornecedores em função do ingresso da antecipação do Imposto Predial e Territoria Urbano (IPTU) 2020. Já o 13º de 2019 será pago no início de 2020. Há 13 meses consecutivos, o Município vem mantendo em dia a folha e o pagamento atualizado dos fornecedores, consequência dos ajustes feitos pelo governo e das reformas estruturais aprovadas na Câmara.
FUNDOS MUNICIPAIS - As doações para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e o Fundo do Idoso podem ser feitas até o dia 30 dezembro. Para pessoa física, a doação pode ser de até 6% do valor do Imposto de Renda devido. Para pessoa jurídica, o limite é de 1%. Desde a criação de contas bancárias específicas para os fundos, decisão tomada ainda no primeiro ano da atual gestão, há garantia de que as entidades cadastradas tenham uso de forma direta das doações depositadas. O interessado pode entrar no site doacoes.prefeitura.poa.br e escolher um dos 140 projetos aptos a receberem as doações. No ano passado, a Capital bateu o recorde de arrecadação com R$ 35 milhões para os fundos da criança e do idoso.
EMPREGOS - Para quem está à procura de emprego, 162 vagas de trabalho estão abertas no Sine Municipal, a partir desta segunda-feira, 30, até que as vagas sejam preenchidas ou que as cartas de encaminhamento sejam selecionadas. Entre as oportunidades disponíveis, a maior demanda é para Vendedor de Serviços, com 25 vagas, seguida por Atendente de Bar, com 20 postos abertos cada. O interessado deve retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play, ou diretamente em qualquer unidade Sine. O número de cartas é limitado. A sede do Sine Municipal funciona entre 8h e 17h, na av. Sepúlveda, esquina com a av. Mauá, no Centro Histórico. Para concorrer, o candidato pode fazer a inscrição pessoalmente na unidade, levando carteira de trabalho e comprovante de residência.
PRAIAS - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) divulga o relatório de balneabilidade das praias do Lami e de Belém Novo. Os dados indicam que todos os pontos estão próprios para banho. Os resultados são baseados nas cinco análises realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), entre 20 de novembro e 22 de dezembro. Conforme estabelece o Decreto 18.925, de 2015, a Smams é o órgão responsável pela divulgação da balneabilidade durante o verão, a partir do envio das análises do Dmae.
IPTU - O pagamento com desconto de 10% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 deve ser feito até 3 de janeiro de 2020, na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, Sicred e Banco Original) e lotéricas. No site prefeitura.poa.br/iptu é possível imprimir as guias. Quem não efetuar o pagamento com desconto poderá emitir a nova guia sem desconto, a partir de 9 de janeiro de 2020, também no site. Informações poderão ser obtidas preferencialmente no site e também na Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, na Trav. Mário Cinco Paus, s/nº, das 9h às 16h, pelo telefone 156, selecionando a opção 4, ou pelo e-mail atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br.
ABRIGOS DE ÔNIBUS - As contribuições à Consulta Pública para concessão dos abrigos de ônibus da Capital podem ser enviadas pelo site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE) até o dia 31 de janeiro. A concessão prevê como critério de julgamento a oferta de um mínimo de 921 e um máximo de 4.822 abrigos de ônibus, incluindo o fornecimento, instalação e manutenção das paradas. O prazo será de 20 anos com um investimento previsto de R$ 48,3 milhões. Interessados em contribuir para o aprimoramento do projeto deverão preencher formulário que está disponível no site e enviá-lo para o e-mail: concessaoabrigos@portoalegre.rs.gov.br.
RESTAURANTES POPULARES - Já estão abertos os dois primeiros restaurantes do novo modelo de atendimento de refeições sociais, agora denominado Prato Alegre. Os restaurantes ficam na Região Central (rua Garibaldi, 461), onde serão servidas 200 refeições por dia, e na Região da Cruzeiro (rua Dona Otilia, 210), com 100 refeições diariamente. A gestão do serviço é da Organização Social Civil (Osc) Beith Shalom, habilitada por meio de chamamento público.
TRANSPORTE COLETIVO - Até 1º de março, entra em funcionamento a Tabela de Verão no sistema de ônibus da Capital. A redução no número de viagens será de 8%, porém os primeiros e últimos horários de todas as linhas seguem inalterados. A medida se deve à diminuição de passageiros nessa época do ano, prevista em 17% devido às férias escolares, entre outros. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá monitorar o atendimento de todas as linhas para a realização de ajustes, caso seja necessário. Dúvidas, informações ou reclamações podem ser encaminhadas pelo fones 156, 118 ou no site da EPTC (www.eptc.com.br).
13º NO BANRISUL - Até o dia 10 de janeiro de 2020, o Banrisul disponibilizará linha de crédito para antecipar a gratificação do 13º salário aos servidores municipais que desejarem contratar o empréstimo. De acordo com o Banrisul, a linha estará disponível para contratações via canais digitais (App - Banrisul Digital e Home Banking), bem como na rede de agências do banco. O município indenizará os servidores públicos e agentes políticos que anteciparem o 13º salário. A medida vale para os servidores públicos municipais ativos, inativos, pensionistas e vinculados a estatutos próprios e os agentes políticos do município, exceto os ativos e inativos do Dmae; ativos e inativos Câmara Municipal; ativos do Previmpa e os inativos do Regime de Capitalização do Previmpa. Saiba mais.
13º NA CAIXA - Os servidores da prefeitura têm agora condições especiais para anteciparem o 13º salário diretamente com a Caixa. Os interessados têm até o dia 10 de janeiro de 2020 para procurar sua agência e contratar o crédito com taxa especial de 2,15% ao mês, dentro das condições oferecidas pelo banco. A medida vale para os servidores públicos municipais ativos, inativos, pensionistas e vinculados a estatutos próprios. A Caixa informa que o servidor que contratar o benefício agora terá amortização somente em 20 de março de 2020, data do crédito pela prefeitura da respectiva parcela antecipada do 13º salário. Os servidores também tem opção de antecipar o 13º salário junto ao Banrisul, conforme condições informadas pelo banco.
CARNAVAL DE RUA - Foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre o Edital de Credenciamento de Blocos de Rua para participação no Carnaval de Rua 2020. A entrega da documentação será no período de 19 de dezembro até 2 de janeiro, na Central de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda, na rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 309. O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O edital e seus anexos podem ser obtido neste endereço.
TRÂNSITO - Em razão de obra de contrapartida realizada pelo Colégio Marista Ipanema, para uma maior segurança dos alunos e qualificação na circulação, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa restrição temporária de uma faixa de rolamento na av. Cel. Marcos, Zona Sul. A extensão é de cerca de 100 metros nas imediações da escola, sem necessidade de bloqueio total, mas com divisão de espaço para os veículos nos dois sentidos de trânsito. As obras acontecerão, neste primeiro momento, até a metade de janeiro, com projeto de continuidade dos trabalhos durante o verão para uma segunda etapa dos serviços.
MONITORES - Estão abertas as inscrições do concurso público para o cargo de monitor. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e prevê uma vaga e a formação de cadastro reserva. O concurso será realizado pela Coordenação de Seleção e Ingresso (CSI) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), com comissão julgadora composta por servidores efetivos do município. As provas serão realizadas em Porto Alegre, em datas, horários e locais a serem divulgados. As inscrições devem ser feitas, apenas pela internet, no endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/concursos até as 17h do dia 17 de janeiro de 2020. A taxa de inscrição será de R$ 75,20 e deve ser paga até 20 de janeiro de 2020, em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. Outras informações podem ser obtidas aqui.
OPERAÇÃO PAPAI NOEL - Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização do comércio ambulante e localizado durante no período das festas de final de ano, a Prefeitura de Porto Alegre deflagrou a Operação Papai Noel. Realizada de forma integrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Guarda Municipal, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar, a iniciativa prevê a presença diária e ostensiva das equipes de fiscalização no Centro Histórico, sobretudo nas regiões em que há maior concentração de ambulantes irregulares. Além disso, os fiscais atuarão de forma conjunta no reforço de outras ações em andamento nesta época do ano – entre elas, a Operação Sossego, que visa a coibir a ação de bares e casas noturnas que perturbam a vizinhança funcionando fora do horário regulamentar. A operação funcionará pelo menos até o dia 31 de dezembro.
FESTA DO PÊSSEGO - Transferida neste ano para o Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, a 35ª Festa do Pêssego registrou resultados expressivos. Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) decidiu, em conjunto com os produtores, prorrogar o evento até o dia 31. Originalmente, o cronograma previa sua realização entre dias 15 e 24 de novembro. Ao todo, a expectativa dos produtores é comercializar até 70% da safra de pêssego deste ano – que deve totalizar 125 toneladas, 4% maior do que a de 2018. Até o ano passado, quando era realizado na Zona Sul, a Festa do Pêssego escoava, no máximo, 30% da safra total. O restante era vendido aos supermercados e às Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS).
RECEITA - A Receita Municipal, órgão ligado à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), está enviando guias para os profissionais liberais e autônomos, contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, relativo à prestação de serviços sob a forma de trabalho pessoal do próprio contribuinte (ISSQN – TP) para quitação em parcela única. Está sendo oferecido o desconto de 10% para quem efetuar o pagamento até o dia 3 de janeiro de 2020. As guias para pagamento serão enviadas pelos Correios, mas já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda.
LICENCIAMENTO - Quarenta e quatro serviços de licenciamento urbanístico e ambiental da Prefeitura de Porto Alegre estão disponíveis de forma 100% digital. A ferramenta aumenta a transparência e a segurança do processo, além de tornar mais rápido e ágil as etapas de apresentação de documentos e correção de projetos. Antes, o cidadão tinha que procurar à prefeitura ou enviar documentos por e-mail. Agora, o atendimento será diretamente no portal, sem a necessidade de deslocamento ao espaço físico. O acesso se dá por meio de duas plataformas on-line: uma delas é o Portal de Licenciamento, que permite ao usuário submeter documentos e acompanhar o avanço dos prazos de casa ou do trabalho. O outro é o Portal de Serviços do Escritório de Licenciamento, que garante na hora o acesso digital a licenças (desde que relacionadas a imóveis sem restrições administrativas).
ESTACIONAMENTO - Idosos e pessoas com deficiência física não precisarão mais sair de casa para solicitar suas credenciais de estacionamento nas áreas prioritárias. O serviço, antes oferecido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) apenas presencialmente, será disponibilizado de forma totalmente on-line, e gratuita, neste link, em razão do Sistema de Isenções e Estacionamento (SIE Web), trabalho desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da EPTC. O serviço presencial segue disponível no setor do Atendimento ao Cidadão (av. Erico Verissimo, nº 100), para os idosos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; ou na rua Uruguai, 45, Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, no caso dos PCDs.
COLETA DOMICILIAR - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está qualificando o serviço de consulta aos dias e horários da Coleta Domiciliar (orgânicos e rejeito) no site do departamento. Os usuários poderão acessar o link para pesquisa e preencher com nome de logradouro e numeração para saber os dias da Coleta Domiciliar em sua rua. O serviço foi desenvolvido pela Procempa, empresa de tecnologia da prefeitura, após a correção de alguns endereços com seus dias de coleta. A nova interface facilita a interação pelo usuário.
POACAST - A Prefeitura de Porto Alegre lança o Poacast, um canal de mídia de transmissão de informações por áudio com conteúdo exclusivo sobre a capital gaúcha. Na primeira temporada deste ano, estão disponíveis cinco séries: #PactoAlegre, focada em projetos que promovem a cultura de inovação em parceria com a sociedade civil; o #EuFaçoPoa, que tem o objetivo de esclarecer e ilustrar serviços disponibilizados pela prefeitura onde o cidadão não só se beneficia como também possa vir a contribuir; o #PoaMais, que dá espaço para os gestores expressarem a visão de quem está na administração da cidade; o #ContaComAGente, que traz histórias de servidores que ultrapassam gestões focados na missão de servir; e o #EuCurtoPoa, um momento de explorar espaços e atividades de cultura e turismo. Todos os episódios estão disponíveis no endereço https://prefeitura.poa.br/poacast.
TRAVESSIA - Lilian Maus, artista e professora do Instituto de Artes da Ufrgs, apresenta a exposição Travessia por terra, água e ar na Pinacoteca Aldo Locatelli - Porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) . A visitação vai até o dia 10 de janeiro de 2020, das 10h às 12h e das 13h30 às 18h (último acesso 17h30). O agendamento de visitas pode ser feito no e-mail uaagp@gp.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289 3573. Uma das inspirações da mostra é a lenda da noiva da Lagoa de Barros. Há quadros, fotos, reportagens de jornais da época e laudos a respeito do crime ocorrido em 1940. A mostra reúne obras que resultam de uma expedição de cinco anos pelo interior de Osório, onde a artista mantém seu ateliê. São pinturas, fotografias, vídeos e instalações que formam um grande inventário dessa paisagem.
O QUE RESTA APÓS - A exposição O que resta após está aberta à visitação na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico) até 13 de março de 2020, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 18h (último acesso às 17h30). A mostra é resultado de um laboratório de criação desenvolvido sobre o Acervo da Pinacoteca pela primeira turma da Especialização em Práticas Curatoriais, curso do Instituto de Artes da Ufrgs. A iniciativa é realizada em parceria do setor de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura e da Especialização em Práticas Curatoriais da Ufrgs. O exercício curatorial foi produzido por 25 estudantes que trabalharam em um sistema colaborativo de autoria compartilhada, como forma de fomentar a produção, o pensamento crítico e a formação profissional na área de curadoria e projetos expositivos.
ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abriu processo, até 6 de janeiro, seletivo de projetos para cursos extras na área de artes visuais a serem realizados em 2020. As atividades serão desenvolvidas na sede do Atelier Livre Xico Stockinger (avenida Erico Verissimo, 307), que dispõe de ateliês equipados nas áreas de escultura, pintura, desenho, cerâmica, litografia, serigrafia, gravura em metal e xilogravura, bem como o espaço da Usina do Papel. As inscrições devem ser feitas por meio de ficha de inscrição e formulário on-line, disponíveis neste site onde consta o edital, e podem ser realizadas até 6 de janeiro. A carga horária prevista é de 18h ou 48h, e a metodologia, a distribuição e a periodicidade das atividades podem ser definidas pelo proponente na apresentação do projeto
PETRUCCI - A exposição que homenageia os 100 anos de nascimento de Carlos Alberto Petrucci está aberta à visitação na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico) até o dia 10 de janeiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h (último acesso às 17h30), com entrada gratuita. A exposição Petrucci 100 reúne obras do artista Carlos Alberto Petrucci como pinturas, desenhos e gravuras pertencentes ao legado do artista. As obras foram selecionadas do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), Pinacoteca Aldo Locatelli, Pinacoteca Fundacred, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e das coleções Lígia Petrucci Lubbe e Alfredo Nicolaiewsky
MUSEU FELIZARDO - O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582, bairro Cidade Baixa) apresenta exposição Interfaces Arquipélago: um bairro feito de ilhas e muitas histórias. A exposição é resultado de uma parceria entre o Museu das Ilhas, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e o projeto Interfaces Arquipélago. Financiado pelo Fumproarte e iniciado em 2015, o projeto dedicou-se a formar novos públicos de museus e a estimular a produção de narrativas sobre o bairro Arquipélago. Foi desenvolvido por meio de oficinas de fotografia e vídeo para moradores das ilhas e realizou visitas a diferentes museus da cidade.
TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que usuários e taxistas devem utilizar duas tabelas de conversão para adequar o taxímetro ao horário vigente do país. O material deve ser utilizado até 2 de janeiro, data em que começam as aferições anuais obrigatórias dos veículos e equipamentos. Os taxímetros são equipamentos de utilização obrigatória no serviço de táxi, conforme artigo 8º da Lei Federal nº 12.468/2011, cuja normatização e fiscalização do funcionamento são efetuadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 118. Saiba mais.
ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia. Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.
MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.
ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.
POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui.
ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.
BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334.
ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.
Andrea Brasil