Prefeito recebe representantes do Simpa para negociação de reposição salarial

03/06/2022 19:02
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito reiterou o respeito à categoria no desempenho dos serviços ao cidadão

Em nova rodada de negociações, ocorrida nesta sexta-feira, 3, representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) foram recebidos pelo prefeito Sebastião Melo e pelos membros da Comissão Permanente de Diálogo com o Servidor, integrada pelos secretários de Administração e Patrimônio, André Barbosa, de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e a procuradora Juliana Bento Cucchiarelli, da Procuradoria-Geral do Município.

No final do encontro ficou acordado que o governo irá analisar a contraposta da categoria até, no máximo, segunda-feira, 13, sobre a forma de pagamento do índice de reposição salarial. O prefeito reiterou o respeito pela categoria no desempenho dos serviços ao cidadão, traduzido na negociação transparente e aberta desde o início da gestão.

“Os compromissos são muitos e os recursos, finitos. A proposta feita é hoje o nosso limite dentro da responsabilidade com as finanças e as demandas nas diferentes áreas. Vamos avaliar a contraproposta e daremos um retorno até o final da próxima semana ou início da outra”, afirmou Melo.

"Temos tido uma negociação real, dialogada e com avanços. Respeitamos muito a comissão designada pelo prefeito para nos receber e registramos que houve também um esforço da parte dos municipários para seguir com as negociações, pois desconhecemos registro anterior de mudanças na pauta da proposta inicial feita pela categoria como aconteceu esse ano", destaca o diretor-geral do Simpa, João Ezequiel da Silva.

Desde a apresentação da primeira proposta, em março, o governo garantiu diversos avanços. “A iniciativa do prefeito em iniciar os pagamentos, mesmo antes de encerrarmos as negociações com a categoria, ocorreu com o intuito de não prejudicarmos os servidores, que estavam com os salários e o vale-alimentação congelados desde 2016", ressalta o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa. 

Não há previsão de mudança na reposição de 10,06%, referente à inflação de 2021. A gestão já adiantou pagamento do percentual de 4% em abril a todos os servidores ativos e inativos. A categoria solicitou que a diferença seja integralizada na próxima folha de pagamento. A proposta da prefeitura é de dividir o restante em duas parcelas: 3% em julho e o saldo em novembro de 2022.

A proposta do governo de reposição de 25% do vale-alimentação, iniciada já na folha de maio, foi aceita pelo Simpa, além do pagamento em 70 parcelas da progressão funcional referente ao biênio 2012/2014, a contar do mês de julho, e da abertura do processo referente ao biênio 2014/2016, a partir de novembro de 2022.

Estiveram presentes, também, os secretários da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e do Planejamento e Assuntos Estratégicos, Urbano Schmitt.

Andrea Pinto

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes