Melo vistoria primeiro detector de avanço de sinal instalado em Porto Alegre

20/01/2026 15:22

O prefeito Sebastião Melo vistoriou, na manhã desta terça-feira, 20, o primeiro cruzamento de Porto Alegre equipado com instrumentos de monitoramento para coibir o avanço de sinal vermelho e o excesso de velocidade. O ponto fica no encontro da avenida Protásio Alves com a rua Vicente da Fontoura, no bairro Rio Branco, um dos locais com maior histórico de sinistros de trânsito na Capital.

A iniciativa integra a estratégia da prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para reforçar a segurança viária e preservar vidas. Ao todo, serão implantados Detectores de Avanço de Sinal (DAS) em 15 cruzamentos considerados críticos, com base em estudos técnicos e dados de sinistralidade.

"Esse é um equipamento que vai salvar vidas. Nós não queremos mais ver acidentes que poderiam ser evitados se os condutores respeitassem a sinalização, seja de sinaleiras, placas, entre outras. O nosso foco sempre vai ser a educação de trânsito, com reforço das orientações para os motoristas, motociclistas e pedestres que passam por esses pontos mais críticos de Porto Alegre" - Prefeito Sebastião Melo.

Durante a vistoria, o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destacou a importância do respeito à sinalização. “A medida tem caráter educativo e preventivo. O respeito ao sinal vermelho é fundamental para proteger a vida. Cada avanço indevido aumenta significativamente o risco de colisões graves, especialmente envolvendo pedestres e motociclistasâ€, destacou.

Fiscalização - Até 28 de fevereiro, os dois primeiros cruzamentos a receber os equipamentos — avenida Protásio Alves com a rua Vicente da Fontoura e avenida Bento Gonçalves com a avenida Princesa Isabel — estarão operando em período experimental. A partir de 1º de março, os equipamentos passarão a registrar os autos de infração de trânsito referentes ao avanço de sinal vermelho e ao excesso de velocidade nas vias monitoradas, conforme a legislação vigente.

Gustavo Roth

Bianca Dilly