Equipes da prefeitura trabalham para minimizar danos do temporal

16/06/2023 06:50
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeitura reforça orientação para que as pessoas que puderem evitem transitar pelas ruas

A Prefeitura de Porto Alegre mobiliza equipes desde a madrugada desta sexta-feira, 16, para atendimento aos danos causados pela chuva e o vento nas últimas horas na cidade. A maior parte das ocorrências diz respeito a árvores tombadas, fios ou postes de energia caídos, acúmulo de água em diversas vias, quedas de muros e residências comprometidas. A população deve buscar auxílio pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 156 (serviços operacionais).

A prefeitura reforça a orientação para que as pessoas que tiverem possibilidade evitem transitar pelas ruas. O alerta de chuva excessiva permanece nesta sexta-feira, com impactos na mobilidade urbana. 

“A Defesa Civil e os serviços da prefeitura passaram a madrugada em ação nas ocorrências do temporal. Quem puder, apelamos que evitem deslocamentos. Seguimos trabalhando sem interrupções” – Prefeito Sebastião Melo.

Chuva - Porto Alegre registra um acumulado de 82 mm de chuva nas últimas 24 horas, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A média para junho na Capital é de 140 mm. As chuvas devem continuar durante esta sexta-feira, 16, em toda a Região Metropolitana, com possibilidade de mais 100 mm de precipitação.

Todos os arroios estão sendo vistoriados desde do final da tarde de quinta-feira. A Defesa Civil orienta que a população abrigue-se em local seguro, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

As equipes de fiscalização e manutenção semafórica da EPTC foram reforçadas e deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) atua com as equipes de manejo arbóreo nas vias da Capital.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está de plantão para monitorar as ocorrências e os atendimentos.

AulasA Secretaria Municipal de Educação orientou às direções que avaliem pontualmente a situação de cada escola e suspendam as aulas, caso necessário.

Saúde - Diversas Unidades de Saúde estão com dificuldades em manter o pleno atendimento a seus usuários devido aos efeitos do ciclone. 

Água e esgoto - Nesta manhã de sexta-feira, estão sem energia as estações Belém Novo, Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza, causando desabastecimento nos bairros. O Dmae está em contato constante com a CEEE Equatorial para retomar o fornecimento de energia às estações o mais rápido possível. 

Há falta de abastecimento de água nos seguintes bairros: Aberta dos Morros, Agronomia, Anchieta, Arquipélago, Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Belém Novo, Belém Velho, Boa Vista, Boa Vista do Sul, Bom Fim, Camaquã, Campo Novo, Cascata, Centro Histórico, Chácara das Pedras, Chapéu do Sol, Cidade Baixa, Costa e Silva, Cristal, Cristo Redentor, Espírito Santo, Extrema, Farrapos, Farroupilha, Floresta, Guarujá, Higienópolis, Hípica, Humaitá, Independência, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Isabel, Jardim Itú, Jardim Lindóia, Jardim Sabará, Jardim Leopoldina, Jardim São Pedro, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Mario Quintana, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Morro Santana, Navegantes, Parque Santa Fé, Passo D’Areia, Passo das Pedras, Pedra Redonda, Petrópolis, Pitinga, Ponta Grossa, Praia de Belas, Restinga, Rio Branco, Rubem Berta, Santa Cecília, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, Santana, São Caetano, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Serraria, Sétimo Céu, Três Figueiras, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Vila Nova.

Alagamentos - Devido ao grande volume de chuva registrado nesta madrugada em Porto Alegre, as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (da chuva) Ebaps 5, 10, 11, 15 e 17, não funcionaram a pleno ou registraram falha elétrica, causando alagamentos ou acúmulo de água nas regiões ou bairros Humaitá e Vila Farrapos, Hipódromo e Vila Hípica, avenida Ipiranga, entre a Getúlio Vargas e Érico Veríssimo, Centro entre o Gasômetro e a rua Uruguai. Todas as EBAPs estão com operadores nos locais, onde realizando manutenção. A CEEE Equatorial já foi acionada com solicitação de prioridade máxima.

Árvores - As equipes de manejo arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão mobilizadas para atender ocorrências envolvendo queda de árvores. Além dos oito grupos de trabalho, a SMSUrb mobilizou três equipes extras para remover galhos e árvores caídas, especialmente aquelas que estejam obstruindo vias.

Outras quatro equipes de apoio à fiscalização também já estão nas ruas para identificar os pontos onde há ocorrências para deslocamento dos caminhões. As ocorrências que envolvem rede elétrica de alta tensão precisam de apoio da CEEE Equatorial para realizar o desligamento da energia.

Defesa Civil 

- Bairro Glória: queda de muro entre lindeiros, com residências próximas desocupadas preventivamente;
- Bairro Passo D’Areia: Queda de árvore sobre residência, sem vítimas.
- Bairro Bom Jesus: entrega de 1kit lona.
- Bairro Santana: Água fluvial invadiu a casa.
- Vila Coqueiros: Residência de dois pisos, alvenaria com rachaduras e vigas desalinhados. Ninguém em casa, local foi isolado com fitas.
- Bairro Três Figueiras: Desbarrancamento em uma obra com desmoronamento de piscinas.
- Bairro Cascata: Apoio aos Bombeiros no atendimento de desabamento com vítima ferida com escoriações, sendo atendida pelo SAMU. Não confirmou soterramento.
- Arroio Rincão transbordou próximo ao número 4440 da Costa Gama.

Mobilidade 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, às 5h50 desta sexta-feira, 16, registra 22 pontos com bloqueios em vias públicas ocasionados por queda de árvores, postes ou acúmulo de água em razão do temporal A Zona Sul é a região mais atingida.

Queda de árvores
Estrada Costa Gama X Prof. Oscar Pereira
Estrada Costa Gama X Est. Gedeon Leite
Edgar Pires de Castro 10493
Edgar Pires de Castro X Beco da Vitória
João de Oliveira Remião  paradas 13 e 21
Av. Antônio de Carvalho 1800
Rua Fernando Borba 129, árvore meia via
Estrada do Lami  x Edgar Pires de Castro. -  Árvore e fiação elétrica
Rua Fernandes Vieira X Vasco da Gama
Rua Álvaro Chaves X av. Farrapos
Av. Bento Gonçalves 9565
Rua Joaquim Nabuco 487
Rua Nautas 104
Rua Aliança x rua Amoroso

Queda de postes
Avenida Cavalhada entre Dea oufal e Xavier da Costa (Poste e fios na via)
Rua Ten. Castelo 21 (fios na via)
Avenida Dr.  Manoel José Lopes Fernandes, 156
Rua Tenente Castelo X rua Dr. Manoel José Fernandes (fios de alta tensão)

Acúmulo de água
Avenida Tramandaí, 536
Rua Fernando Borba X rua Percio Freitas Maestri
Rua Liberal X Av. Cavalhada

 

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes