Equipes da prefeitura estão nas ruas para atender transtornos causados pela chuva

12/07/2023 11:06

As equipes da prefeitura estão mobilizadas para atender as ocorrências causadas pela chuva forte que atinge Porto Alegre nesta quarta-feira, 12. O prefeito Sebastião Melo está desde o início da manhã no Centro de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) monitorando a situação e orientando as secretarias e órgãos municipais. Às 17h, haverá reunião extraordinária da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) para análise da situação. 

Até as 11h, as equipes de manejo arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) foram acionadas para atender ocorrências na avenida Padre Leopoldo Brentano e rua Dr. Deoclecio Pereira, 219. A Defesa Civil segue o monitoramento de arroios.

Na área da saúde, a unidade Timbaúva está sem energia elétrica. Já o posto Bananeiras apresenta oscilação na rede elétrica e a Ceres está sem internet. Os atendimentos estão restritos a casos agudos. Urgências e emergências seguem atendendo normalmente.

O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está preparado para atender pessoas desalojadas em caso de necessidade. Servidores da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estão no local, na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana.

Além da rede de proteção social, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão com as equipes de prontidão.

Escolas - Diante do alerta para chuvas mais intensas e rajadas de vento nas próximas horas, a prefeitura decidiu suspender as aulas na rede municipal na tarde e à noite desta quarta-feira. As direções das escolas terão a liberdade de conduzir o acolhimento de alunos que chegarem, especialmente em comunidades. 

Previsão -  Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 26,8 milímetros na Estação Belém Novo e 8,8 milímetros no Jardim Botânico até as 11h desta quarta em Porto Alegre. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na Região Sul a atenção segue para os municípios monitorados. A atenção permanecerá para os próximos dias devido à previsão meteorológica com destaque às regiões com maior suscetibilidade a deslizamentos, como a Serra Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre e leste catarinense.

Pontos de acúmulo de água
AJ Renner x Dona Teodora

Postes e fios caídos
Rua Humberto de Campos, 234

Semáforo em amarelo piscante
Rua Santo Antonio x Voluntários da Pátria

Semáforo com falha de funcionamento
Avenida Wenceslau Escobar x rua Landel de Moura

As informações são atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA

Acompanhe as atualizações no Twitter oficial da Prefeitura @Prefeitura_POA

Leia mais

Prefeitura aciona plano de contingência para chuvas

Defesa Civil alerta para aproximação de novo ciclone extratropical

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes