Dupla alimentação de energia garante operação de sistemas do Dmae em caso de temporais

06/11/2025 12:35
Alex Rocha/PMPA
DMAE
Obras terão investimento superior a R$ 18 milhões, com execução estimada em um prazo de 12 meses

A Prefeitura de Porto Alegre assinou na manhã desta quinta-feira, 6, o contrato que garante a instalação de dupla alimentação elétrica, em caráter exclusivo, nas principais unidades operacionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A iniciativa, pioneira no Brasil, foi formalizada em ato no Centro Administrativo Municipal - que contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, do diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, e de outras autoridades municipais.

As obras, resultado de investimento superior a R$ 18 milhões, serão executadas pela CEEE Equatorial em um prazo de 12 meses. O objetivo é assegurar o funcionamento ininterrupto das 37 principais estações que compõem os sistemas de drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário, reduzindo os impactos de eventos climáticos extremos sobre os serviços essenciais.

“A cidade aprendeu com as crises e está se preparando cada vez mais para enfrentar os desafios climáticos. E essa parceria é um passo concreto para garantirmos que a água siga chegando nas torneiras e o sistema de drenagem funcione mesmo nos momentos mais difíceis. Estamos falando de mais segurança, planejamento e tranquilidade para o poder público e para os cidadãos” - Prefeito Sebastião Melo.

Com o novo modelo, a energia das estações passará a ser fornecida por duas fontes distintas, permitindo o acionamento automático em caso de falha em um dos alimentadores. O sistema garante maior redundância, confiabilidade e agilidade na resposta a falhas, diminuindo o risco de falta d’água, extravasamento de esgoto e alagamentos.

“Esta contratação é fruto de um extenso planejamento e representa um marco de segurança e resiliência para Porto Alegre. Nossa cidade está, a cada dia, mais preparada para enfrentar eventos climáticos extremos, garantindo a continuidade dos serviços essenciais”, destacou o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.

“A CEEE Equatorial reafirma seu compromisso em colaborar com a prefeitura na busca por soluções que contribuam para o aprimoramento dos serviços essenciais à população. A iniciativa firmada reflete a união de esforços em prol da cidade, com foco na confiabilidade do fornecimento de energia e na continuidade de serviços fundamentais, como o abastecimento de água”, destaca Riberto Barbanera, diretor-presidente da CEEE Grupo Equatorial.

Reconstrução - A medida integra o conjunto de ações de reconstrução e modernização das estruturas de saneamento afetadas pela enchente histórica de 2024. Na ocasião, o desligamento preventivo da rede elétrica interferiu na operação do sistema de drenagem urbana.

"A nova rede, que atenderá exclusivamente o Dmae, terá mais de 41 quilômetros de extensão. A fiação aérea será protegida, minimizando a interferência de árvores no fornecimento. O projeto inclui, ainda, a instalação de 68 religadores telecomandados - equipamentos que poderão ser operados pela concessionária, de forma remota, acelerando o tempo de resposta em caso de ocorrências", explica o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.

Drenagem urbana - Ao todo, 22 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) de Porto Alegre terão dupla alimentação de energia, com fornecimento exclusivo. Atualmente, a redundância energética do sistema depende de geradores - equipamentos com alto custo de manutenção e suscetíveis a falhas técnicas e operacionais.

Abastecimento de água - Os cinco principais sistemas de captação e tratamento de água do Dmae também serão contemplados pelo contrato. As Estações de Bombeamento de Água Bruta (Ebabs) e as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Moinhos de Vento, São João, Menino Deus, Belém Novo e Tristeza poderão ter operação ininterrupta, mesmo em períodos de instabilidade na rede elétrica. O mesmo ocorrerá no Centro de Controle Operacional (CCO) do Dmae, localizado no complexo administrativo do bairro Santana, e com a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São Manoel.

Esgotamento sanitário - No sistema de esgotamento sanitário, terão dupla alimentação de energia as Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs) Baronesa do Gravataí, Cristal (C2) e Ponta da Cadeia.

Arthur Vargas / PMPA
DMAE
Mapa indica localização das unidades operacionais do Dmae que terão dupla alimentação
Aristoteles Junior

Bianca Dilly