Capital anuncia a compra de 100 ônibus elétricos e apresenta modelo superarticulado

19/09/2025 14:15
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Investimento de R$ 447 milhões prevê a compra dos veículos e implantação de estações de recarga 

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, na manhã desta sexta-feira, 19, a aquisição de 100 novos ônibus elétricos para a frota sustentável da Capital. O Projeto de Lei (PL) será encaminhado à Câmara Municipal, para autorização da compra.

Na ocasião, também foi apresentado o novo modelo superarticulado padrão da Capital, o e-Bus, que atende às especificações de Porto Alegre. O lançamento ocorreu no Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, com a presença do prefeito Sebastião Melo e demais autoridades.

A compra dos 100 ônibus elétricos de diferentes modelos será viabilizada por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/Finame), dentro do programa de investimentos novo PAC, do governo federal. O investimento, de R$ 447 milhões, prevê não apenas a compra dos veículos, mas também a implantação de estações de recarga de alta capacidade. Os veículos serão financiados pela prefeitura, e pagos pelas empresas de transporte público.

"É mais um esforço da prefeitura para qualificar o transporte coletivo e investir na transição energética na Capital. Já implementamos 12 ônibus elétricos e buscamos aumentar a frota encaminhando nos próximos dias um projeto de lei para viabilizar a aquisição de novos veículos sustentáveis. Contamos com o apoio dos vereadores para garantirmos mais conforto, segurança e sustentabilidade aos porto-alegrenses" - Prefeito Sebastião Melo.

Sobre o ônibus elétrico superarticulado, trata-se de uma versão aprimorada do modelo já testado nas linhas T7 – Nilo/Praia de Belas e 398 – Pinheiro. O veículo, resultado da parceria entre as empresas Eletra, Mercedes-Benz, Caio e WEG, tem capacidade para até 146 passageiros e autonomia de 250 quilômetros.

Descarbonização - O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou a relevância da descarbonização do transporte público. "Além de resultar em uma operação cerca de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado é o passageiro. São ônibus silenciosos, com wi-fi gratuito e permitem recarga de celular. Isso torna o transporte público mais confiável e atraente", afirmou.

Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Modelo possui fabricação 100% nacional

E-Bus - O novo e-Bus superarticulado tem 21,5 metros de comprimento, com 3,52 metros de altura e 2,53 de largura, o que garante a circulação nos corredores de ônibus de Porto Alegre. É o único do país que pode ser adquirido via Finame, por se tratar de um produto 100% nacional. Possui tração e integração Eletra, chassi Mercedes-Benz O500UDA (low entry), carroceria Caio eMillenium, além de motor elétrico de indução trifásico, inversor e banco de baterias de íon-lítio ferro-fosfato WEG LiFePO4, com capacidade de 564,8 kWh.

Com custos operacionais e de manutenção mais baixos a longo prazo, os ônibus elétricos apresentam ciclo de vida mais sustentável que os movidos a diesel. A eficiência energética é maior, sem emissão de gases poluentes derivados de combustíveis fósseis, o que contribui para o meio ambiente e para a saúde da população.

Outra inovação é o sistema de freio regenerativo, que recupera parte da energia gerada durante as frenagens e a converte em eletricidade, armazenada nas baterias do veículo. O ônibus atende ao chamamento público lançado em 2023 pela SMMU, dentro do Programa Mais Transporte.

Linhas 100% elétricas - Em agosto de 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto-piloto de eletrificação da frota, distribuídos em três linhas 100% elétricas: E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos.

Essas linhas transportaram 1,2 milhão de passageiros em um ano. Nesse período, a substituição do diesel evitou a emissão de 874,02 toneladas de gases poluentes, o equivalente à queima de 263.276 litros de combustível fóssil, além de gerar economia de aproximadamente R$ 1 milhão em custos de operação.

Gustavo Roth

Bianca Dilly