Artigo: Com coragem e união, reerguemos a cidade das nossas vidas
Há um ano, Porto Alegre e o Rio Grande do Sul enfrentavam a maior tragédia climática de sua história. A enchente que invadiu nossas ruas e casas chegou a 30% da cidade, atingindo mais de 160 mil pessoas, assim como milhares de empresas e estruturas. Fomos colocados à prova. E respondemos - com coragem e solidariedade.Â
Tivemos que tomar uma série de decisões difÃceis diariamente, com o objetivo principal de salvar vidas. Também contamos com a força do voluntariado e a superação de adversidades em conjunto. Juntos, transformamos tristeza em esperança.Â
Desde o primeiro momento, trabalhamos com foco na reconstrução, para devolver o pleno funcionamento da Capital. Podemos dizer que hoje estamos melhor do que antes. E temos um plano concreto de futuro para Porto Alegre.
Fortalecemos o sistema de proteção e seguimos realizando melhorias, em parceria com consultorias especializadas e apoio do governo holandês. Já fechamos comportas e outros portões serão fechados definitivamente, diminuindo as aberturas de 155 para 51 metros. Todas as 23 casas de bombas estão operando, sendo 18 com geradores para garantir o funcionamento na falta de energia elétrica. Toda a rede de drenagem impactada pela enchente também foi recuperada. Além disso, obras de elevação e reforço dos diques da Fiergs e Sarandi estão em andamento.
Doze meses depois, mais de 90% dos 309 equipamentos públicos atingidos estão funcionando, incluindo as 14 escolas municipais atingidas. Apenas em limpeza urbana, investimos mais de R$ 100 milhões. Atualmente, temos totens de alerta nas comunidades, réguas de medição de rios e arroios, além de monitoramento climático 24 horas.
Mas não paramos por aÃ. Também estão em fase de elaboração os estudos técnicos que irão auxiliar na construção de um sistema de proteção mais robusto e amplo. Nosso compromisso é garantir soluções definitivas e assegurar dignidade aos porto-alegrenses, especialmente aos que mais precisam.
Este é um trabalho de todos: prefeitura, Estado, governo federal e sociedade. Juntos, enfrentamos a enchente. E, novamente, juntos, faremos uma Porto Alegre ainda mais forte, protegida e resiliente. A cidade das nossas vidas é feita de gente. Gente que trabalha, gente generosa, que acorda cedo, dorme tarde e nunca perde a fé em dias melhores.
Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre
Artigo publicado na edição de 8 de maio do jornal Zero Hora
Lissandra Mendonça