Prefeitura de Porto Alegre e Sebrae/RS fazem balanço do Projeto Bairro Empreendedor

04/12/2025 15:41

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Inovação, realizou nesta quinta-feira, 4, em parceria com o Sebrae/RS, o evento oficial de balanço do Projeto Bairro Empreendedor. A atividade ocorreu no Espaço de Negócios Sebrae.

A iniciativa, desenvolvida ao longo de 2024 e 2025, consolidou um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento de pequenos negócios nos bairros da Capital, reforçando a colaboração entre poder público e entidade de apoio ao empreendedorismo. Mais de 200 empresas foram atendidas, totalizando mais de 3.500 horas de capacitações práticas e consultorias individuais em áreas essenciais como gestão, finanças, marketing e liderança. 

“É uma iniciativa fundamental, especialmente após a pandemia, que estimula nossos empreendimentos a inovarem, se desenvolverem e cumprirem cada vez mais sua função social, econômica e de fortalecimento da cidade. Valorizamos quem atua nos territórios e, ao mesmo tempo, convidamos estes profissionais a evoluir com o uso de tecnologias, compreendendo melhor seus negócios e ganhando sustentação para crescerâ€, diz o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto.

4º Distrito e Centro Histórico - Lançado em 2023 e reformulado em 2024 em resposta às enchentes que atingiram a cidade, o Bairro Empreendedor nasceu com o objetivo de impulsionar empresas do 4º Distrito e do Centro Histórico, ampliando competitividade, estimulando a inovação e oferecendo qualificação gratuita. Ao longo da sua execução, novos bairros foram incorporados ao programa, diversificando o alcance e fortalecendo a estratégia territorial da iniciativa. 

"O projeto teve como propósito fortalecer bairros da Capital como polos de negócios, além de qualificar os empreendimentos que representam Porto Alegre e suas regiões na oferta de serviços, produtos e experiências, promovendo a reconstrução da confiança dos empreendedores após as enchentes. Oferecemos apoio para retomada, orientação técnica emergencial e suporte às empresas atingidas direta e indiretamenteâ€, acrescenta o gerente da Regional Metropolitana do Sebrae/RS, Paulo Bruscato.

Ocimar Pereira

Tatiana Bandeira