Previsão de pautas: terça-feira, 5 de março

05/03/2024 08:41

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atende moradores do bairro Lageado nesta terça-feira, 5. O ônibus estaciona na avenida Edgar Pires de Castro, 9316, bairro Lageado, das 9h às 15h30Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos. As comunidades também terão acesso a consultas de pré-natal, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, consultas de puericultura, encaminhamentos para especialidades, distribuição de medicamentos de receitas simples e atualização de receitas.

IPTUO vencimento da primeira parcela do IPTU 2024 de Porto Alegre ocorre nesta sexta-feira, 8. As guias podem ser emitidas de forma on-line pelo whatsapp 51 3433-0156; site do IPTU; aplicativo 156+POA ou em um dos 20 locais de atendimento. Quem perder a data, terá acréscimo de juros e multa. Saiba mais aqui.

TROCA DE HIDRÔMETROS - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prossegue com as trocas de hidrômetros antigos e recadastramento de clientes em diversos bairros da Capital. Os servidores estarão identificados com uniformes e crachás da empresa AquatecSul. Nesta semana serão atendidos os bairros Alto Teresópolis, Camaquã, Cavalhada, Cristal, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema, Jardim Isabel, Nonoai, Pedra Redonda, Serraria, Sétimo Céu, Teresópolis, Tristeza, Vila Conceição e Vila Nova.

CONFERÊNCIA - Porto Alegre promove em 9 de março a conferência livre local em preparação à 2ª Conferência Nacional sobre Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar). A etapa municipal ocorre das 8h às 17h30, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Centro (avenida Paulo Gama, 110), prédio 12.201, sala 102 (auditório). As inscrições podem ser feitas no link. A promoção é da prefeitura, por intermédio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, em parceria com diversas entidades da área.

GRUPO DE DANÇA - O Centro Municipal de Dança da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre (SMCEC) abre inscrições para o Grupo Experimental de Dança (GED) 2024. O período de inscrição estará aberto até 8 de março. Acesse este Link e faça a sua inscrição. Saiba mais aqui.

FESTPOA RURAL – Porto Alegre se prepara para receber a FestPoa Rural, de 9 a 17 de março, com uma programação diversificada, que contemplará atividades nas propriedades dos Caminhos Rurais, na Região Extremo Sul, e no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340 - Vila Nova), na Região Centro-Sul. Acesse aqui programação.

BEACH TENNIS - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em conjunto com a Federação Gaúcha de Beach Tennis, realiza o Torneio Aberto de Beach Tennis no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, nos dias 23 e 24 de março, a partir das 9h. As inscrições estão disponíveis por meio deste link até o dia 10 de março.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADEO cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. A ênfase será na proteção de adolescentes contra o vírus HPV. A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização. Confira a lista de postos de saúde de Porto Alegre.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes