Previsão de pautas: segunda-feira, 6 de fevereiro

05/02/2023 15:54

IPTU 1 - A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº) vai abrir uma hora mais cedo, às 8h, nesta segunda-feira, 6, terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, para receber os contribuintes que desejam acessar as guias com desconto para o pagamento do IPTU 2023. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vai disponibilizar ainda um guichê especial no Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa, 1105) para auxiliar este público. Os documentos também estão disponíveis de forma on-line em 17 subprefeituras e no Tudo Fácil Zona Norte. O objetivo é reduzir a possibilidade de filas e atender os contribuintes com conforto.

IPTU 2 - A loja e os outros 19 locais físicos auxiliam os cidadãos que têm alguma dificuldade na emissão das guias, mas os documentos podem ser retirados sem a necessidade de deslocamentos por meio do site IPTU 2023 ou no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android IOS. Os documentos também são fornecidos pelo Whatsapp, via telefone (51) 3433-0156, opção 4, das 9h às 16h, nos dias úteis.

COVID-19 - A vacinação contra a Covid-19 está mantida para crianças e adultos em diferentes locais de Porto Alegre nesta segunda-feira, 6. Para bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades, será em nove unidades de saúde. A aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em nove unidades de saúde,. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais, todos com aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses. A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.

ÁGUA - Equipes da CEEE Equatorial estarão no bairro Vila Jardim nesta segunda-feira, 6, para realizar manutenção na rede elétrica. Em virtude deste serviço, a Estação de Bombeamento de Água Tratada Gioconda será desligada a partir das 10h, suspendendo o abastecimento para os seguintes bairros: Jardim Europa (parte), Jardim Sabará (parte), Vila Ipiranga (parte) e Vila Jardim. A previsão para restabelecimento da energia é para o final da tarde.

CIDADE BAIXA - Nesta segunda- feira, 6, a prefeitura começa a implantar melhorias na sinalização viária e para a mobilidade da Cidade Baixa por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). As ruas Olavo Bilac, Luiz Afonso e Lobo da Costa irão receber reforço de sinalização para o limite de velocidade das vias, que é de 30 km/h, além de ciclorrotas, dentro do projeto do município de fazer a conexão da malha cicloviária.

EMPREGOS 1 - Nesta segunda-feira, 6, o  Sine Municipal tem 1.883 vagas de emprego disponíveis. A destacar 140 vagas para pessoas com deficiência  no cargo de operador de vendas em lojas. Nas vagas gerais o setor com maior oferta é o da construção civil  com 141 vagas para Pedreiro, no setor de comércio 112 vagas para vendedor interno. Há também nesta semana oito vagas para estagiários de nível superior e médio. Interessados em participar do processo seletivo devem retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Saiba mais.

EMPREGOS 2 – A partir desta segunda-feira, 6, serão realizadas entrevistas de emprego no Sine para 20 vagas de vendedor porta a porta. A empresa contratante estará no local nesta segunda, a partir das 14h, para facilitar o contato e evitar mais um deslocamento dos candidatos.

COLÔNIA DE FÉRIAS - A partir desta segunda-feira, 6, a Colônia de Férias da Restinga promove oficinas esportivas, atividades culturais e recreativas na Pracinha da Cultura da Restinga (anteriormente conhecida como Estação Cidadania), localizada na rua Dr. Arno Horn. As atividades, gratuitas, são voltadas para crianças de 6 a 12 anos e ocorrem até 16 de fevereiro, no período da tarde em dias de semana, e pelo turno da manhã no sábado, 11.

FÉRIAS NO MUSEU - O projeto Férias no Museu inicia nesta segunda-feira, 6, com uma visita ao Museu Centro Histórico Cultural da Santa Casa e contação de histórias no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa. As atividades gratuitas ocorrem até domingo, 12, e são direcionadas a crianças e adolescentes, dos 4 aos 18 anos. A ação é promovida pelo Movimento Porto Alegre Cidade Educadora, por meio da Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria. As inscrições poderão ser realizadas previamente no Sympla ou diretamente nos locais onde acontecem as ações.

CRECHES - Pais ou responsáveis podem solicitar vagas em creches municipais acessando o site da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e preenchendo o Formulário de manifestação de necessidade de vaga 2023. Quem não tem internet, pode fazer esta inscrição on-line na escola municipal mais próxima de sua casa. Este serviço é destinado apenas para quem ainda não havia inscrito a criança em uma lista de espera. O preenchimento da solicitação não é garantia de ingresso ao sistema municipal de educação, pois isso depende da disponibilidade de vagas das escolas da região onde a família reside. 

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) precisa de doações para bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal. Em razão do período de férias, muitas mães viajam, deixando de fazer as doações e, consequentemente, impactando na redução dos estoques. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Para isso, devem entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes