Previsão de pautas: segunda-feira, 26 de setembro

26/09/2022 08:33

VACINAÇÃO - A partir desta segunda-feira, 26, a prefeitura amplia o público apto à segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19. A quarta dose estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da aplicada anteriormente. Saiba mais.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará nos bairros Lomba do Pinheiro, Floresta e Anchieta durante a semana. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe vacina adultos. Também haverá imunização contra gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade) e contra poliomielite para menores de cinco anos. Nesta segunda-feira, 26, o ônibus estaciona em frente à Escolinha Portal Encantado, na Lomba do Pinheiro, das 9h às 15h30. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

EMPREGOS - O Sine Municipal tem 1.341 vagas disponíveis no sistema. A retirada da carta de encaminhamento para a entrevista de emprego deve ser feita na avenida Sepúlveda, s/nº (esquina com Mauá, no Centro Histórico), das 8h às 17h. No setor de serviços, destaque para as 260 vagas de instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados. Na área da construção civil, as principais oportunidades são 86 vagas para pedreiro, 50 para oficial de manutenção civil e 37 para eletricista. Também estão disponíveis dez oportunidades de estágio nas áreas de Engenharia Civil, Pedagogia e Educação Física. Saiba mais

MOSTARDEIRO - Depois da realização do teste de estanqueidade no Reservatório Mostardeiro, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou novos serviços. Com o alargamento da vala, foi identificada a origem do vazamento na parte da tubulação que está sob concreto. Raízes de vegetais romperam a estrutura, causando o dano. Nesta segunda-feira, 26, começa a parte da concretagem da tubulação - após este processo são necessários até quatro dias para a cura do material, se a condição climática for favorável. Para realização do trabalho, é necessário o bloqueio de duas faixas da rua Mostardeiro, entre as ruas Miguel Tostes e Mariante. A interrupção pode ser total em alguns períodos, conforme avaliação dos técnicos.

SHOW - Porto Alegre recebe, na noite desta segunda-feira, 26, a banda norte-americana Guns N´Roses, na Arena do Grêmio. O show está marcado para as 21h. A abertura dos portões será às 17h. São esperadas 35 mil pessoas no estádio. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) definiu o esquema de trânsito e transporte para o evento. Saiba mais.

ÁGUA -  O abastecimento será interrompido na Estrada Costa Gama, entre os números 500 e 2310, e na Estrada Octávio Frasca, em Belém Velho, a partir das 9h desta segunda-feira. O motivo é a substituição de uma ventosa na Estrada Octávio Frasca, altura do número 1609. A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é de normalizar o serviço à noite. 

DOENÇA FALCIFORME - Estimular a troca de experiências e a geração de renda de pessoas com doença falciforme a partir da arte está entre os objetivos do projeto Meia Lua, da prefeitura. Com início nesta segunda-feira, 26, a iniciativa reúne cerca de 15 integrantes que irão participar de oficinas de artesanato no Atelier Livre Xico Stockinger, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. As atividades serão semanais e ocorrem das 9h às 12h, até 28 de novembro, totalizando dez encontros. A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa e a Associação Gaúcha de Doença Falciforme (Agafal).  

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - O Fórum Regional de Serviços da Região Nordeste será realizado nesta segunda-feira, 26, na Estrada Martim Félix Berta, 2270, bairro Mario Quintana, com início às 19h. Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os Fóruns Regionais de Serviço buscam a integração entre o governo por meio dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

POLIOMIELITE - A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização. A aplicação das doses está disponível em 123 unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre. O horário de atendimento varia de acordo com o local. Acesse neste link os locais de vacinação.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes