Previsão de pautas: sábado, 25, e domingo, 26 de março

25/03/2023 08:30

BAILE DA CIDADE - Diversas atrações estão programadas para celebrar os 251 anos de Porto Alegre, em 26 de março. Destaque para o tradicional Baile da Cidade, que acontecerá neste domingo, 26, na Redenção, com atrações musicais e serviços para a população. O evento irá valorizar atrações representativas da diversidade cultural da capital dos gaúchos. DJs, hip hop, rap, tradicionalismo, rock e muito samba prometem animar o Baile da Cidade, que começa a partir das 18h, junto ao espelho d´água. Principal atração musical da noite, a banda Comunidade Nin-Jitsu, se apresenta às 22h. Por fim, sets do DJ Cabeção encerram o baile, a partir das 23h15. Saiba mais.

SERVIÇOS - O domingo, 26, será de comemoração pelos 251 anos de Porto Alegre e a prefeitura programou uma série de atividades no Parque Farroupilha, a Redenção. A partir das 14h, diversas secretarias e órgãos municipais estarão com ações voltadas às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.  Saiba mais.

CORRIDA - A 19ª Corrida do Aniversário de Porto Alegre será realizada neste domingo, 26, a partir das 8h, com largada e chegada no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. O evento, que é uma promoção do Sesc-RS em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, premiará com troféus os três primeiros colocados no geral, nos gêneros masculino e feminino, dos 3 km, 7 km e 15 km pelo critério de tempo bruto; medalhas para os três primeiros classificados em cada categoria, gênero e faixa etária nas categorias pelo critério de tempo líquido, e medalha de participação para todos os inscritos na corrida, caminhada e patinação que finalizarem o percurso.

FEIRA DO PEIXE - Neste domingo, 26, será lançada a 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre, parte da programação do aniversário da Capital. A solenidade ocorre às 12h na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada (av. Nossa Senhora da Boa Viagem, 1916). A programação terá início às 10h, com a missa em homenagem aos pescadores. Haverá também concurso de pesca infantil, feira de quitutes e artesanato local e desfile das candidatas à rainha da Feira do Peixe, que serão premiadas durante o lançamento. A solenidade se encerra às 13h, dando início aos shows culturais com teatro, entre outros.

MÁRIO QUINTANA - No domingo, 26 de março, aniversário da Capital, a comunidade do bairro Mário Quintana celebrará os 251 anos de Porto Alegre em uma festa com diversas atrações. As atividades começam às 14h e devem se estender até as 19h, na rua 26 de março. Passarão pelo palco montado no local os grupos Pagode do Guewey, Oriundos do Gueto, Preto Chapa Halls, Seja Livre Acústico e o Bloco do Mário. A noite será encerrada com o grupo Show Copacabana. A apresentação e a direção artística são do DJ Edinho DK em parceria com a produtora Mari Vieira, da Cultura em Cena. O evento foi viabilizado por meio de emenda parlamentar.

LUZ DA MEMÓRIA - O projeto À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência promove neste domingo, 26, e na segunda feira, 27, a partir das 19h, um espetáculo projetado na fachada do Memorial do Rio Grande do Sul, na rua Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico. O objetivo é valorizar o patrimônio, criando narrativas que se comuniquem de maneira lúdica e informativa com a herança cultural da cidade. Utilizando uma abordagem que combina tecnologia, linguagem audiovisual e envolvimento da comunidade, a intervenção vai iluminar o Memorial com projeções em loop, acompanhadas de intérpretes de Libras e com intervalos ao longo da noite. Cada projeção terá cerca de 10 minutos, sendo especialmente criada para a cidade.

CULTURA AÇORIANA - Neste sábado, 25, às 11h, ocorre a assinatura do protocolo para criação do Centro Cultural Açoriano, em Porto Alegre. O evento será no Salão Nobre do Paço Municipal. A instituição será instalada em um espaço junto à Biblioteca Municipal Josué Guimarães, localizada no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), a partir de doações de materiais que serão doados pelos açorianos à prefeitura. O evento terá as presenças do prefeito Sebastião Melo, de autoridades e jornalistas dos Açores, e da vice cônsul de Portugal em Porto Alegre, Filipa Mendonça, e diversos representantes da cultura açoriana.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza operação de limpeza neste domingo, 26, a partir das 8h, na Estrada da Ponta Grossa, bairro Ponta Grossa, Zona Sul. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por dez garis e dois fiscais do DMLU, com o auxílio de uma retroescavadeira e quatro caminhões, fará a remoção dos focos de lixo ao longo da via.

BRIQUE - Neste domingo, 26, acontece o desfile de carros antigos do Veteran Car Club em homenagem aos 251 anos de Porto Alegre e aos 45 do Brique da Redenção. Após, a caravana estaciona no Brique e fica exposta ao público até as 12h. A concentração será no Shopping Total, a partir das 9h, e a saída, com escolta da EPTC, em direção ao Brique (via Rua Santo Antônio) ocorrerá às 10h. Além do desfile, a organização do evento irá coletar alimentos não perecíveis que serão destinados ao Banco de Alimentos.

LIGAY - Porto Alegre recebe neste sábado, 25, a etapa Sul da Champions Ligay, um dos maiores eventos esportivos LGBTQIA+ da América Latina. ​Serão seis times de futebol e 138 atletas participando de jogos a partir das 8h, no trecho 3 da Orla do Guaíba. Participam do campeonato Sport Club Maragatos, Magia Sport Clube e Real Flamingos, do Rio Grande do Sul; Capivaras e Táboa, do Paraná; e Esporte Club Dinosaurs, de Santa Catarina. A etapa servirá de classificatória para a final nacional, em outubro de 2023, em local a ser definido. Atualmente, 70 equipes de todo o Brasil compõem a Ligay.

NOITE DAS IDEIAS - O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, localizado na rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa, promove neste sábado, 25, a Noite das Ideias, que integra a programação dos 251 anos da Capital. O evento é uma parceria da Aliança Francesa Porto Alegre com o Instituto Goethe, Instituto Cervantes e Festival Porto Alegre em Cena, com apoio das instituições francesas Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês e prefeitura. Serão realizadas atividades que refletem sobre um mundo em que haja mais preservação ao meio ambiente e aos recursos naturais, mais sustentabilidade, senso de comunidade e coletividade. 

AVENIDA TERESÓPOLIS - Neste fim de semana, 25 e 26, as equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) irão realizar a aplicação de verniz antipichação na passagem de nível José Portella Nunes, o viaduto da avenida Teresópolis. A medida faz parte da revitalização da estrutura, que também está recebendo grafite. Para a execução do serviço, será necessário bloquear a faixa de ônibus no sentido Centro-bairro no sábado, 25, e no domingo, 26, das 8h às 18h. Os ônibus que trafegam no sentido Centro-bairro serão desviados para a faixa lateral de rolamento, o trecho próximo ao viaduto, junto aos veículos de passeio.

FUTEBOL 1 - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para a disputa entre Grêmio e Ypiranga, no jogo da volta pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, que ocorre neste sábado, 25, às 16h30, na Arena. Para o transporte dos torcedores até o estádio, duas linhas especiais de ônibus começam a circular a partir das 13h56. A abertura dos portões está marcada para as 14h30. Saiba mais.

FUTEBOL 2 - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para a disputa entre Internacional e Caxias, no jogo de volta das semifinais pelo Campeonato Gaúcho, que ocorre neste domingo, 26, às 18h, no Beira Rio. A abertura dos portões está marcada para as 16h. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e três lotações começam a circular a partir das 15h. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pelo corredor da avenida Padre Cacique. Saiba mais.

ORQUÍDEAS - Quem passar pelo Mercado Público até este sábado, 25, vai notar que o ambiente está mais colorido do que o habitual. É que o local sedia a Exposição de Orquídeas, que irá expor cerca de 200 espécies diferentes da flor entre 50 expositores. O evento é aberto ao público e sem cobrança de ingressos. O encontro conta com a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Administração e Patrimônio (Smap), junto com o Círculo Gaúcho de Orquidófilos. A exposição faz parte das comemorações de aniversário de 251 anos de Porto Alegre. 

ADOÇÃO DE ANIMAIS - Neste sábado, 25, das 9h às 13h, acontece uma feira de adoção na Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav) - Estrada Berico José Bernardes, 3.489, bairro Lomba do Pinheiro. Estarão disponíveis para adoção 120 cães. Todos os animais são castrados, microchipados e vacinados. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, apresentar RG e fazer uma entrevista no local com um veterinário da instituição. Quem quiser poderá também realizar uma visitação guiada no abrigo animal.

FEIRA DE VINIL - A Feira Cultural do Vinil, no calçadão da rua Uruguai, entre as ruas Andradas e José Montaury, no Centro Histórico, estreia neste sábado, 25. A partir das 10h, discos de rock, pop, jazz, MPB, gospel, jovem guarda, discoteca, entre outros já estarão disponíveis para acesso dos visitantes. A feira encerra às 20h. A realização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e dos próprios expositores. Inicialmente, a feira funcionará de 15 em 15 dias, com possibilidade de aumentar a frequência futuramente. A iniciativa integra as comemorações do aniversário da Capital, que completa 251 anos no domingo, 26.

FUTEBOL DE MESA - A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Liga Gaúcha de Futebol de Mesa (LGFM), promove neste sábado, 25, às 9h, o Torneio de Futebol de Mesa no Parque Municipal Ararigbóia, na rua Saicã, 6, bairro Petrópolis. A competição reunirá 76 inscritos da Capital e de várias localidades do Estado como Pelotas, Viamão, São Leopoldo, Esteio e Canoas. As disputas entre os botoneiros  ocorrerão em 20 mesas espalhadas dentro do ginásio, com previsão de término às 18h.

TROCA DE LIVROS - A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães promove neste sábado, 25, das 14h30 às 17h30, a primeira Feira de Troca de Livros, em homenagem ao aniversário de Porto Alegre. A Biblioteca disponibilizará itens para serem trocados com os leitores, possibilitando a todos renovarem seus acervos. Para participar, os interessados devem trazer livros ou histórias em quadrinhos em bom estado, sem carimbos de outras instituições, e escolher exemplares dentre os oferecidos pela biblioteca (livros didáticos não são aceitos). A troca, em geral, é de um por um, e a mesa de livros para troca vai sendo renovada durante todo o período da feira.

CAMINHADA – Neste sábado, 25, a partir das 10h, acontece mais uma edição da caminhada orientada Viva o Centro a Pé. A orientação é do professor de escultura do Atelier Livre, José Francisco Alves, para conhecimento da história, contexto e significado de obras de arte em praças e fachadas de edifícios do Centro Histórico. O encontro será às 10h, na Praça da Matriz, no monumento Júlio de Castilhos. Depois seguirá pela rua da ladeira, rua da Praia e terá o encerramento na Praça da Alfândega.

OBSERVAÇÃO DE AVES - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promove, durante a segunda metade do mês de março, diversas atividades em comemoração ao aniversário de 251 anos de Porto Alegre. As equipes de Educação Ambiental e das Bibliotecas Jornalista Roberto Eduardo Xavier e Ecológica Infantil Maria Dinorah realizarão ações para todos os públicos. Em parceria com o Clube de Observadores de Aves, neste sábado, 25, ocorrerá mais uma edição da oficina de observação de aves, com saída do Centro de Visitantes do Parque Farroupilha, às 9h, para a população compreender um pouco mais sobre a avifauna da cidade. As inscrições para essas atividades devem ser feitas pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com.

CARRIS - A Companhia Carris está oferecendo 89 vagas para motoristas através de processo seletivo simplificado, em caráter emergencial e prazo determinado, com salário mensal de R$ 3.155,20. A iniciativa integra a programação de investimentos da empresa, com objetivo de ampliar os serviços prestados à população. As inscrições, gratuitas, prosseguem até 1º de abril na sede da Carris (rua Albion, 385). O atendimento aos candidatos será de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Neste sábado, 25, e em 1º de abril, entre 8h e 12h. As provas práticas terão início no dia 11 de abril e serão coordenadas pela equipe técnico-administrativa da Carris. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3289 2135/3289 2199 ou email desenvolvimento@carris.com.br.

IPTU - A prefeitura começou a encaminhar aos contribuintes que não ainda pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) uma nova proposta de parcelamento em até dez vezes, ou parcelamento de ofício. As correspondências serão enviadas por e-mail e Correios - neste caso, para quem não tem o endereço eletrônico cadastrado. A data de vencimento da primeira parcela ocorre no dia 31 de março e as demais sempre no último dia útil de cada mês. As guias também ficam disponíveis no portal do IPTU e na Loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mario Cinco Paus, s/nº). Esta é a última oportunidade de realizar o pagamento com multa reduzida sobre o valor da dívida. Parcelamentos efetivados ainda no mês de março sofrem acréscimo de 2%, enquanto que parcelamentos efetuados a partir de abril estão sujeitos a uma multa de 10%.

PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia, no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega) e, nos dias 25 e 26, na Orla do Gasômetro (próximo à estátua da Elis Regina). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

PORTO ALEGRE EM CENA - Atrações para todos os públicos estão na programação da segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que segue até 26 de março, durante as comemorações do Mês de Aniversário da Capital. Os ingressos estão à venda pela plataforma GuichêWeb. Foram selecionados 16 espetáculos entre os 137 inscritos. Nesta edição, a curadoria do festival é formada por um grupo composto por nomes conhecidos das artes cênicas. As apresentações incluem 11 montagens para o público adulto e cinco espetáculos para crianças e juventude. Veja aqui a grade completa

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes