Previsão de pautas: quinta-feira, 9 de fevereiro

09/02/2023 08:27

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue com a vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira. 9. Bebês de seis meses até menores de 3 anos sem comorbidades já podem receber o imunizante. A aplicação para este público ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. O esquema vacinal é de três doses: a segunda 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda. Para crianças e adultos a vacinação será mantida em diferentes locais. Saiba mais

SANITÁRIOS - Nesta quinta-feira, 9, será aberta a consulta pública referente à Parceria Público-Privada (PPP) para a reforma, produção, instalação, manutenção e operação de sanitários públicos fixos. A consulta tem prazo de 45 dias e poderá ser acessada por este link. Estão previstas 171 novas cabines sanitárias e 29 quiosques comerciais instalados e mantidos pelo parceiro privado. Também será feita a reforma integral de 28 sanitários existentes. Ao todo, 86 espaços públicos de todas as regiões do Orçamento Participativo (OP) serão contemplados.

IPTU -  O pagamento sem desconto do IPTU tem início nesta quinta-feira, 9, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros, com emissão das guias a partir do dia 16. No site, já está disponível o cadastro do e-mail para receber as guias de forma automática. A primeira parcela vence em 8 de março.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Planetário (Santana), Clara Nunes (Lageado), Vila Nova Brasília (Sarandi), Minuano (Sarandi) e Vila União (Sarandi) nesta quinta-feira, 9, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

CARNAVAL - O Carnaval de Porto Alegre, que irá ocorrer nos dias 3 e 4 de março, no Complexo Cultural do Porto Seco, terá 10 mil ingressos gratuitos para arquibancadas nas duas noites de desfiles das escolas de samba. A distribuição será on-line, a partir das próximas semanas, por meio da plataforma Sympla. A venda para os setores pagos já começou. Os interessados podem efetuar a compra nos pontos de venda: na bilheteria oficial, na Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (avenida Assis Brasil, 2611 – Loja 249), ou pelo site sympla.com.br.

FEIRÃO DIGITAL - O Feirão Digital capacitará 500 pessoas, ensinando como colocar a sua empresa na internet. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até 3 de março no link www.prefeitura.poa.br/feiraodigital. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre em parceria com o Share – plataforma especializada em educação voltada à inovação e profissionais da indústria criativa – e conta com o apoio da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio). O evento, que ocorrerá em 11 de março, será realizado no Campus Porto Alegre da Unisinos, na avenida Nilo Peçanha, 1600. Ao longo de um único dia serão ministradas oficinas, cursos palestras e mentorias que irão explorar todo o potencial das ferramentas on-line, com o objetivo de impulsionar marcas e fidelizar clientes. 

Fácil acesso e estrutura – O evento, que ocorrerá em 11 de março, será realizado no Campus Porto Alegre da Unisinos, na avenida Nilo Peçanha, 1600. Ao longo de um único dia serão ministradas oficinas, cursos palestras e mentorias que irão explorar todo o potencial das ferramentas on-line, com o objetivo de impulsionar marcas e fidelizar clientes.

PISCINAS PÚBLICAS - As cinco piscinas públicas que fazem parte do Projeto Verão da prefeitura - Cecores, Cecoflor, Ceprima, Cevi e Cecopam -estão abertas gratuitamente à população, das 8h30 às 18h30, de terça-feira a domingo. Para acessá-las é preciso fazer a carteirinha. Basta levar em uma das unidades o documento de identidade com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores de idade precisam de autorização fornecida pela SMELJ, a ser preenchida e assinada pelos pais ou responsável.

PESCAR PROCEMPA - As inscrições para a turma 2023 do Projeto Pescar da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) estão abertas. O projeto busca qualificar jovens com habilidades necessárias para o mercado atual, como tecnologia e empreendedorismo.  A oportunidade é direcionada a jovens com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. O curso é gratuito e os interessados podem se inscrever até o dia 12 de fevereiro pelo link.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) precisa de doações para bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal. Em razão do período de férias, muitas mães viajam, deixando de fazer as doações e, consequentemente, impactando na redução dos estoques. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Para isso, devem entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes