Previsão de pautas: quinta-feira, 12 de agosto

12/08/2021 08:28

VACINAÇÃO COVID - A prefeitura irá ampliar o público prioritário para primeira dose da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 23 anos ou mais nesta quinta-feira, 12. A aplicação das doses estará disponível em 12 unidades de saúde e no novo ponto de vacinação no Shopping Total. Nos mesmos locais, ocorre a vacinação para adolescentes com comorbidades a partir de 12 anos (1ª dose) e gestantes e puérperas (2ª dose). Haverá também operação no drive híbrido do Shopping Bourbon Wallig, com acesso de carro ou a pé. O agendamento pelo aplicativo 156+POA será mantido para aplicação da primeira dose. Além das unidades Morro Santana, Tristeza e São Carlos, que já ofereciam o serviço no período noturno (das 18h às 21h), mais três unidades estão com agendas abertas para o período diurno: Diretor Pestana (9h às 16h), Nossa Senhora de Belém (9h às 16h) e Passo das Pedras 1 (7h às 17h).

SEMANA DA JUVENTUDE - O prefeito Sebastião Melo lança nesta quinta-feira, 12, a Semana Municipal da Juventude. Melo fará uma live, às 14h30, para marcar o início das atividades. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e se estende até 21 de agosto. Também nesta quinta, às 18h, ocorre a Live Papo Retom, que terá como tema a superação de jovens autistas, com as participações da diretora da Juventude da SMELJ, Débora Garcia, da assistente social Ana Rangel e do DJ Greco. Na programação da semana, está a entrega do Troféu Jovem com Responsabilidade Cidadã, que vai estimular a vacina contra a Covid-19 entre o público jovem e homenagear quem produzir o vídeo com maior visibilidade nas redes sociais com o tema #quemvacinanaovacila. Confira aqui a programação

EFEITO ESTUFA - O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Porto Alegre será apresentado nesta quinta-feira, 12, às 14h, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico). Elaborado de janeiro a julho, o documento é a base para nortear os estudos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) da capital gaúcha. A apresentação terá transmissão on-line no Facebook da prefeitura.  Ao elencar as principais fontes emissoras de gases poluentes da cidade, o documento subsidia o desenvolvimento de estratégias de redução de emissões e ações de mitigação dos impactos das mudanças do clima. Os principais setores identificados no levantamento são energia estacionária (consumo diário dos cidadãos), transportes, resíduos e agricultura, floresta e uso da terra.

FAZENDA DO ARADO - A audiência pública que debaterá a alteração de regime urbanístico da área da Fazenda do Arado ocorrerá nesta quinta-feira, 12, de forma virtual, a partir das 19h. Pela proposta, a área de 426 hectares, de propriedade particular, receberá um bairro planejado, mantendo e requalificando a área de preservação existente no local, além de viabilizar o acesso da população à praia na Fazenda. Para participar da audiência, acesse este link da plataforma Zoom e escolha a reunião de número 933 1015 8538. Pelo canal da Smamus no YouTube, é possível acompanhar como espectador, neste link. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) também irá disponibilizar estrutura para acompanhamento e participação na sede do Centro dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Cefal), na avenida Des. Mello Guimarães, 134, bairro Belém Novo. As vagas estão esgotadas.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) dá sequência às obras de setorização das redes de água do subsistema Cascatinha-Catumbi, na Zona Sul. Nesta quinta-feira, 12, serão feitos os seguintes serviços na avenida Vicente Monteggia, 1318: instalação de registro, interligação de redes, desativação de redes, instalação de macromedidor e de válvula redutora de pressão. O abastecimento será interrompido, a partir das 11 horas, em parte dos bairros Cavalhada e Vila Nova. A previsão de retorno é durante a madrugada de sexta, 13, podendo ser mais demorado nas partes altas. Em caso de mau tempo ou de problemas técnicos, as atividades poderão ser reagendadas e serão previamente divulgadas.

OPERAÇÃO INVERNO - Com a previsão de madrugada gelada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) terão equipes de ronda noturna nesta quinta-feira, 12, das 21h às 2h, para acolhimento de pessoas em situação de rua. Serão usadas as paróquias parceiras para reforço de vagas. Com apoio da Guarda Municipal, as equipes vão percorrer todas as regiões da cidade. Os que aceitarem, serão encaminhados para os albergues ou paróquias disponíveis. Com o encaminhamento dos atendidos na ação realizada no Gigantinho, na última semana de julho, 245 pessoas em situação de rua ocupam, atualmente, as vagas das pousadas conveniadas pela Fasc.

SÍFILIS - Pausado em razão pandemia, o Projeto SIM será retomado na Capital a partir desta semana, com o objetivo de coletar dados e monitorar estratégias de tratamento e combate à sífilis. A iniciativa é do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde. Uma unidade móvel estará estacionada no Largo Glênio Peres, no Centro, onde serão realizados exames gratuitos para o diagnóstico de sífilis, HIV e hepatite. O resultado sai na hora e as pessoas que testam positivo para sífilis são encaminhadas para monitoramento e tratamento, recebendo já a primeira dose da medicação no local.  O atendimento na unidade móvel irá ocorrer de segunda a sexta, das 9h às 18h, até atingir a meta de 10 mil testes coletados.

FIQUE SABENDO - A Secretaria Municipal de Saúde estará com o ônibus Fique Sabendo Jovem estacionado no Centro de Referência da Juventude, na Vila Bom Jesus, Zona Leste da Capital, nesta quinta-feira, 12, das 9h às 16h. A atividade faz parte da programação da Semana Municipal da Juventude. Será disponibilizada testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) a jovens a partir de 12 anos, além da distribuição de preservativos e materiais educativos.

ENERGIA SOLAR - Duas escolas de Porto Alegre, localizadas no Morro da Cruz, foram contempladas em projeto do Action Fund Brazil, do Google.org, para implementar iniciativas inovadoras e com potencial de impacto local na mitigação de gases de efeito estufa. As escolas municipais de ensino fundamental Judith Macedo de Araújo (rua Saul Constantino, 10) e Morro da Cruz (rua Santa Teresa Vl, av. Comunitária, 541), no bairro Partenon, receberam em julho a instalação de placas fotovoltaicas - utilizadas para captação de energia solar - e biodigestores para transformar resíduos orgânicos em gás de cozinha. Nesta quinta-feira, 12, representantes do Iclei da América do Sul - responsáveis pelo gerenciamento do fundo no Brasil - estarão na capital gaúcha para conferir as obras realizadas. O roteiro começa às 10h, na sede da ONG Ciupoa (Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre), responsável pela intervenção, na Travessa 25 de Julho, 1572. Depois, segue para visita às duas instituições de ensino.

BOTA-FORA  - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades, sempre a partir das 8h. Nesta quinta-feira, 12, serão atendidas as comunidades Mário Quintana (Humaitá), Tecnologia (Humaitá), Liberdade (Humaitá) e Herdeiros (Agronomia). O projeto tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Com a organização da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), a prefeitura realiza as reuniões dos Fóruns Regionais de Serviços. Nesta quinta-feira, 12, às 19h, ocorre o encontro da Região 9 - Glória, no formato presencial. O Fórum de Serviços e o Comitê Gestor têm como objetivos alinhar a capacidade de atendimento da prefeitura, otimizar a integração entre os órgãos e ouvir a população. Planejados para ocorrer a cada dois meses nas 17 regiões do Orçamento Participativo, os calendários dos Fóruns foram construídos em conjunto com os conselheiros e delegados. O formato pode ser presencial ou on-line, com duas horas de duração.

PROCESSO LEGISLATIVO - “Processo Legislativo Municipal e seus Aspectos Práticos” é o tema do curso que será realizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, com o apoio da Rede de Escolas de Governo do Rio Grande do Sul e da Escola de Gestão Pública (EGP) da prefeitura. O evento inicia-se nesta quinta-feira, 12, na modalidade on-line, e desenvolve-se ao longo de seis encontros, sempre às quintas-feiras. O objetivo é aproximar o público do entendimento do processo legislativo a partir de aspectos práticos da realidade das câmaras municipais. As inscrições para o curso de Processo Legislativo Municipal podem ser feitas neste link.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - O Sine Municipal abriu inscrições para cursos on-line gratuitos de qualificação profissional direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade, com deficiência, mulheres negras, idosos, comunidade LGBTQIA+ e população carente. Os cursos incluem comunicação oral e escrita, educação financeira, Tecnologia da Informação (TI), inglês e temáticas como diversidade, inclusão, resiliência e inteligência emocional. A capacitação é oferecida através de parceria do Sine Municipal com o Programa Geração Crescer, desenvolvido pelo Instituto Crescer, Itaú Unibanco e a Microsoft. Os interessados podem realizar a inscrição aqui. Após o primeiro curso, é necessário informar que conheceu o projeto via Sine POA para obtenção do certificado.

GRIPE - A vacinação contra gripe está disponível para a população em geral nos 125 pontos de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o fim do estoque de doses. O limite mínimo de idade para receber a imunização é de seis meses. O intervalo entre a administração das vacinas da gripe e da Covid-19 deve ser de, no mínimo, 14 dias entre uma e outra. A ampliação foi definida pelo Ministério da Saúde devido à baixa procura pela vacina nos grupos prioritários durante a campanha nacional, que tinha término previsto para esta sexta-feira, 9. Ao ampliar a oferta para além dos grupos prioritários, o ministério e a secretaria pretendem diminuir o risco de transmissão e as complicações causadas pelos vírus influenza, que podem levar a hospitalizações e até a óbito.

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre promove a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

  

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes