Previsão de pautas: quarta-feira, 8 de dezembro

08/12/2021 08:33

VACINAÇÃO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, mantém a vacinação contra a Covid-19 em 44 locais nesta quarta-feira, 8: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, sete farmácias e 34 unidades de saúde - seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza). O Rolê da Vacina estará no Sest Senat, localizado na avenida José Aloísio Filho, 695, no bairro Humaitá, das 9h às 15h. Saiba mais

PREFEITO - O prefeito Sebastião Melo cumprirá agendas em Brasília nesta quarta, 8, e quinta-feira, 9. Os compromissos na Capital Federal iniciam-se nesta quarta-feira, a partir das 9h30, no Dia D do Transporte Público. Neste período, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, assumirá como prefeito em exercício. A mobilização é resultado da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos que ocorreu no final de novembro, em Aracaju. Mais de 60 governantes municipais de cidades com mais de 80 mil habitantes farão visitas a gabinetes de deputados na Câmara para buscar apoio do Governo Federal no financiamento do transporte público. 

ÁGUA 1 - Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pretende finalizar nesta semana os últimos reparos previstos na adutora de aço de 300 milímetros de diâmetro, na Travessia Régis Bitencourt, conhecida como Ponte do Saco da Alemoa. Para a conclusão dos trabalhos será necessário interromper o abastecimento às ilhas das Flores, do Pavão e dos Marinheiros, e a previsão é de que normalize à noite. A primeira interrupção será na quarta-feira, 8, das 10h às 16h, no Vão do Rio Jacuí, próximo ao km 103 da BR-116, sentido Interior-Capital. E na quinta, 9, os trabalhos acontecem no Vão do Canal Furado Grande, próximo ao km 98,5 da rodovia, no mesmo horário e no mesmo sentido.

ÁGUA 2 - Também nesta quarta estão previstos mais dois serviços do Dmae com impacto no abastecimento de água. Será desativada adutora na avenida Gamal Abdel Nasser esquina da rua dos Maias, com interrupção do abastecimento nos bairros Rubem Berta e Santa Rosa de Lima, Zona Norte, a partir das 9h. O retorno deverá ocorrer durante a noite. Serão desativadas redes de água na rua dos Maias esquina da rua Vinte e Cinco da Vila dos Maias, Zona Norte, com interrupção do abastecimento nos bairros Rubem Berta e Santa Rosa de Lima, a partir das 9h. A normalização deverá ocorrer durante a noite.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades a partir das 8h. Nesta quarta-feira, 8, serão atendidas as comunidades  Bonsucesso (Lomba do Pinheiro) e Figueira (Restinga). O projeto tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos.

ARRECADAÇÃO FISCAL- O Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município, que funciona no Foro Central de Porto Alegre, não terá atendimento nesta quarta-feira, 8. Na data, é comemorado o Dia da Justiça. Os atendimentos presenciais, agendados ou espontâneos, e pelos canais virtuais serão retomados na quinta-feira, 9.

VIAJANTES - Passageiros que chegam a Porto Alegre por via terrestre, de ônibus ou transporte individual, tendo como origem o exterior ou outros estados brasileiros, já poderão fazer a testagem para Covid-19 no Protocolo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para realizar a coleta, deverá ser preenchido o Formulário do Viajante e comprovada a viagem, com passagem de ônibus ou outro comprovante que explicite a passagem ou permanência no local de origem da viagem. Com a medida, a SMS estende para esses passageiros o protocolo já vigente para viajantes aéreos. Poderão realizar a coleta do exame RT-PCR os passageiros sintomáticos ou não, sendo residentes de Porto Alegre ou aqueles que permanecerão na cidade por uma período mínimo de quatro dias.

CINEMA - Com curadoria de Ana Camila Esteves, está em cartaz a Mostra de Cinemas Africanos na Cinemateca Capitólio até o dia dia 9 de dezembro. A seleção de filmes contempla ficções e documentários africanos, reconhecidos em grandes festivais e respaldados pela crítica e públicos internacionais. Os ingressos custam R$ 10. A mostra reúne 13 títulos realizados nos últimos anos em países como Costa do Marfim, Sudão, Argélia, Etiópia, Ruanda, Lesoto, Egito e República Democrática do Congo. Veja aqui a programação. 

NATAL DOS ENCANTOS - Em frente à prefeitura (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), a Vila de Natal é uma das atrações do Natal dos Encantos. No local, são comercializados artesanatos feitos pelas comunidades. A feira ficará aberta diariamente até 23 de dezembro, com horário de funcionamento das 14h às 20h.  Outra atração diária é Casa do Papai Noel, no Museu do Trabalho (rua dos Andradas, 230, Centro Histórico), aberta até dia 23. Durante a semana, de terça a sexta-feira, funciona das 15h às 20h, e nos finais de semana, das 15h às 21h, com a presença do Papai Noel das 16h às 19h. A programação completa pode ser acessada no site prefeitura.poa.br/nataldosencantos

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 411 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre os destaques há três vagas para pessoas com deficiência. Na vagas gerais, 92 para atendente de farmácia, 32 para encanador e 24 para vendedor interno. Saiba mais

NATAL DOS ENCANTOS - Em frente à prefeitura (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), a Vila de Natal é uma das atrações do Natal dos Encantos. No local, são comercializados artesanatos feitos pelas comunidades. A feira ficará aberta diariamente até 6 de janeiro, com horário de funcionamento das 14h às 20h. A programação completa pode ser acessada no site prefeitura.poa.br/nataldosencantos. Em todos os eventos, a prefeitura, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama, terá pontos de coleta de doações para a Campanha do Brinquedo. 

RECUPERAPOA - A Prefeitura de Porto Alegre ampliou para 30 de dezembro o prazo final para a adesão ao programa de recuperação fiscal RecuperaPOA, que terminava nesta terça-feira, 30, para dívidas de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo (TCL). Agora os contribuintes poderão aproveitar o desconto para pagamento de dívidas de todos os tributos como IPTU, ISS, ITBI, TFLF e também de Dívida Não Tributária. Iniciado em 1° de setembro de 2021, o Programa de Recuperação Fiscal da prefeitura oferece redução de 90% dos juros e multas no pagamento à vista e até 75% no pagamento a prazo. A adesão é realizada diretamente pelo contribuinte através do site pelo site prefeitura.poa.br/recuperapoa.

SÍTIO DO LAÇADOR  - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), recebe propostas para a revitalização e manutenção do Sítio do Laçador. Empresas interessadas em adotar o espaço público, pelo período de dois anos, deverão formalizar suas propostas até o dia 5 de janeiro de 2022. O conteúdo do edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)As propostas deverão conter o modelo paisagístico proposto pelo adotante. Além do embelezamento do local, é exigido um projeto que não altere a natureza do Sítio do Laçador, localizado em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na avenida Zaida Jarros (BR-116).

BAILE DE DEBUTANTES - A Prefeitura Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), está selecionando candidatas para o Baile de Debutantes, que faz parte da programação do aniversário da Capital, no ano que vem. Prevista para o dia 25 de março, no Espelho d'água do Parque da Redenção, a festa contará com 250 garotas em situação de vulnerabilidade social. O evento vai integrar o calendário dos 250 anos de Porto Alegre. Para participar, a candidata deve completar 15 anos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022 e enviar uma carta dizendo por que merece ser uma das debutantes. A carta poderá ser encaminhada para o endereço Rua Andradas, número 680, 5º andar, ou pelo e-mail: juventude@portoalegre.rs.gov.br. A SMELJ também está recebendo doações de vestidos de saia longa rodada, de todas as cores, e vestidos de debutantes e noiva. Outras informações pelo número (51) 99733949.

VISTORIA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) abriu agendamento para vistorias gratuitas antes do feriado de Natal. As inscrições devem ser feitas no site da EPTC. A inspeção é na sede da empresa, que fica na rua João Neves da Fontoura número 7. As inspeções técnicas compreendem checklist de itens de, conforto e segurança. Serão analisados cerca de cem itens dos veículos e entregue um laudo apontando os itens que necessitam de correção.

BRINQUEDOS - O Natal está se aproximando e para tornar a vida de uma criança mais feliz, o Gabinete da Primeira-dama promove a arrecadação de brinquedos que serão doados a comunidades carentes da Capital. A ação solidária deu início à segunda fase da Campanha Poa que Doa Brinquedos e seguirá até o dia 20 de dezembro. A coleta estará sendo feita, das 8h às 18h, em pontos de arrecadação instalados no Paço Municipal e em todas as secretarias e órgãos da prefeitura. As doações serão higienizadas e depois entregues nas comunidades, entidades sociais, escolas e abrigos da administração municipal.

ORLA - A prefeitura disponibiliza mais uma alternativa de agendamento dos espaços coletivos do trecho 3 da Orla do Guaíba. Agora, além do site, é possível reservar uma quadra pelo App 156+POA. A ferramenta está liberada, por enquanto, apenas para sistema Android. São 29 quadras de esporte: uma poliesportiva, uma de basquete, uma de patinação, uma de tênis, três de beach tennis, quatro de futebol infantil, seis de futebol, sete com grama sintética e 12 de areia para vôlei de praia, beach tennis e futevôlei. Basta baixar o aplicativo nas lojas oficiais para Android, fazer login diretamente no 156+POA pelas opções dadas na tela do AcessoPoa. O agendamento também pode ser feito pelo site agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizam duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19. A ação é válida para a primeira, segunda ou terceira dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, terminaria dia 31 de outubro, mas devido aos bons resultados foi estendido até o fim do ano. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes