Previs√£o de pautas: quarta-feira, 25 de janeiro

25/01/2023 06:41

COVID-19¬†-¬†A Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) prossegue nesta quarta-feira, 25, com a vacina√ß√£o contra Covid-19 de beb√™s a partir de seis meses at√© menores de 3 anos com comorbidades. Os estoques da vacina pedi√°trica Pfizer baby est√£o no fim, e n√£o h√° previs√£o de recebimento de novas remessas. As doses estar√£o dispon√≠veis em nove unidades de sa√ļde. A vacina√ß√£o est√° mantida para crian√ßas e adultos em diferentes locais. A aplica√ß√£o da primeira dose para crian√ßas de 3 e 4 anos ser√° em oito unidades de sa√ļde. Para crian√ßas de 5 anos a 11 anos¬†n√£o haver√° aplica√ß√£o de primeira e segunda dose por falta de estoque. A imuniza√ß√£o n√£o est√° dispon√≠vel at√© nova remessa por parte da Secretaria Estadual de Sa√ļde.¬†A¬†estimativa √© de chegada de doses na pr√≥xima semana. A escassez ocorreu logo ap√≥s a abertura da quarta dose para este p√ļblico. A imuniza√ß√£o para a popula√ß√£o a partir de 12 anos ir√° ocorrer em 34 locais.¬†

UNIDADE¬†M√ďVEL¬†-¬†A unidade m√≥vel de sa√ļde estar√° no bairro Coronel Apar√≠cio Borges nesta quarta-feira, 25. Al√©m do rol√™ de vacina√ß√£o infantil contra Covid-19 para crian√ßas a partir de quatro anos, a equipe imuniza adultos. Nesta quarta, o √īnibus estaciona na rua S√£o Miguel 487, em frente √† Escola Estadual de Ensino Fundamental Jeronimo de Ornelas (Coronel Apar√≠cio Borges), das 9h √†s 16h. A ideia √© facilitar o acesso √†s vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haver√° primeira e segunda doses para crian√ßas de quatro a 11 anos, al√©m de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

√ĀGUA - O Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) alerta para a possibilidade de faltar √°gua na Vila S√£o Jos√©, a partir das 9h desta quarta-feira,¬† 25, em fun√ß√£o do entroncamento da rede nova na adutora de 315mm na rua Nove de Junho esquina da rua Ernesto Ara√ļjo, no Morro da Cruz. A previs√£o √© de normalizar a partir da noite de quarta, podendo avan√ßar na madrugada de quinta, 26.

BOTA-FORA¬†- O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o servi√ßo na comunidade Elo Dourado (Lomba do Pinheiro) nesta quarta-feira, 25, a partir das 8h. O objetivo √© auxiliar a popula√ß√£o a fazer o descarte de res√≠duos que n√£o s√£o recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodom√©sticos, m√≥veis quebrados, colch√Ķes, dentre outros objetos volumosos.¬†A recomenda√ß√£o aos moradores dos locais atendidos √© que os materiais sejam disponibilizados em frente √†s resid√™ncias na noite anterior, ou at√© as 7h30 do dia do Bota-Fora.

FUTEBOL -¬†A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) informa o esquema especial de tr√Ęnsito e transporte para o jogo entre Gr√™mio X Brasil, que acontece na quarta-feira, 25, √†s 21h30, na Arena do Gr√™mio. A abertura dos port√Ķes est√° marcada para as 19h30. Saiba mais.¬†

IPTU DIGITAL¬†- Al√©m de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota √ļnica, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 tamb√©m oferece descontos adicionais de 3% para pessoas f√≠sicas e 4% para pessoas jur√≠dicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais at√© 3% para as pessoas f√≠sicas que solicitaram a inclus√£o do seu CPF em notas fiscais de servi√ßo na Capital. O IPTU agora √© 100% digital, com as guias j√° disponibilizadas no site¬†prefeitura.poa.br/iptu¬†e n√£o mais enviadas pelos Correios. As guias tamb√©m podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site.¬†Outra novidade √© que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento.

SUBPREFEITURAS¬†- As 17 subprefeituras regionais de Porto Alegre v√£o auxiliar os cidad√£os que t√™m dificuldades com inform√°tica ou falta de acesso √† internet, para realizar o seu cadastro de e-mail e receber a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ou obter a impress√£o do documento. As subprefeituras abrem de segunda a sexta-feira, das 8h30 √†s 12h e das 13h30 √†s 18h. Veja¬†aqui¬†os endere√ßos. Os contribuintes tamb√©m poder√£o receber orienta√ß√Ķes no Tudo F√°cil Zona Norte (Bourbon Shopping Wallig - avenida¬†Assis Brasil, 2611 - de segunda a sexta das 10h √†s 20h e aos s√°bados das 10h √†s 14h).

PISCINAS P√öBLICAS¬†- As cinco piscinas p√ļblicas que fazem parte do Projeto Ver√£o da prefeitura - Cecores, Cecoflor,¬†Ceprima, Cevi e Cecopam -¬†j√° est√£o abertas gratuitamente √† popula√ß√£o, das 8h30 √†s 18h30, de ter√ßa-feira a domingo. Para acess√°-las √© preciso fazer a carteirinha. Basta levar em uma das unidades o documento de identidade com RG, CPF, comprovante de resid√™ncia e uma foto 3x4. Menores de idade precisam de autoriza√ß√£o fornecida pela SMELJ, a ser preenchida e assinada pelos pais ou respons√°vel.

BANCO DE LEITE¬†- O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) precisa de doa√ß√Ķes para beb√™s prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal. Em raz√£o do per√≠odo de f√©rias, muitas m√£es viajam, deixando de fazer as doa√ß√Ķes e, consequentemente, impactando na redu√ß√£o dos estoques. M√£es que est√£o amamentando, com excesso di√°rio de leite (m√≠nimo em torno de 50ml), clinicamente saud√°veis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Para isso, devem entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independ√™ncia, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.¬†

Gilmar Martins