Previsão de pautas: quarta-feira, 21 de setembro

21/09/2022 08:32

COVID-19 - A partir desta quarta-feira, 21, a prefeitura amplia o público apto à segunda dose de reforço contra a Covid-19. A quarta dose estará disponível para pessoas com 24 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) analisa diariamente o movimento nos serviços para a ampliação das faixas etárias, garantindo estoque suficiente de doses para atendimento. A quarta dose estará disponível para todas as pessoas a partir de 24 anos vacinadas com a terceira há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da aplicada anteriormente. Saiba mais

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em três bairros durante a semana. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe vacina adultos. Também haverá imunização contra gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade) e contra poliomielite para menores de cinco anos. Nesta quarta-feira, 21, o ônibus estaciona na comunidade Chácara das Pêras (Beco do Davi, 3511, Lomba do Pinheiro), das 9h às 16h. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

ÁGUA 1 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou um entroncamento de redes de água e de adutoras de diâmetro 500 milímetros, mais substituição de ventosas nesta quarta-feira, 21. Em função do entroncamento da nova rede de água com a rede existente na avenida Francisco Massena Vieira esquina da rua Cruzeiro do Sul, o abastecimento fica interrompido para os bairros Medianeira e Santa Tereza, a partir das 8h30. A estimativa é de que a água retorne durante a noite.

ÁGUA 2 - O abastecimento será interrompido nos bairros Anchieta, Farrapos, Humaitá e Navegantes, a partir das 6 horas, para o entroncamento de adutoras de 500 milímetros de diâmetro na avenida Pernambuco esquina da rua Lauro Muller, na Zona Norte. O serviço faz parte das obras de substituição da adutora da rua Dezoito de Novembro. A previsão é de normalizar durante a noite.

AGUA 3 - Poderá ocorrer falta de água na Vila dos Sargentos, bairro Serraria, na Zona Sul, a partir das 8h30, devido à substituição de ventosas nas redes distribuidoras da rua Carijos esquina da Praça Moema, e também na rua Guenoas esquina da rua Guarujá. O abastecimento deverá normalizar durante a noite de quarta.

ESPORTE - Porto Alegre realiza, nesta quarta-feira, 21, os dois primeiros encontros de uma agenda que irá preparar a Capital para a Conferência Municipal de Esporte e Lazer, marcada para ocorrer em 19 de novembro, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid), da Ufrgs. Será a primeira edição da conferência após 19 anos. As pré-convenções desta quarta-feira começam às 19h, nos bairros Restinga Nova e no IAPI. No total, serão dez encontros em regiões da cidade até 1º de novembro.  A comunidade é convidada a participar dos encontros preparatórios, apresentando suas demandas e ajudando a construir o plano estratégico do esporte em Porto Alegre.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Maria da Conceição (Partenon) nesta quarta-feira, 21, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - O Fórum Regional de Serviços da Região Humaitá- Navegantes será realizado nesta quarta-feira, 21, na Asdecon (rua Jaime Topolar, 530, bairro Farrapos), com início às 19h. Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os Fóruns Regionais de Serviço buscam a integração entre o governo por meio dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo.

PROCEMPA - Neste mês de setembro, a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) completa 45 anos. Para celebrar a data, a empresa programou eventos que irão ao ar nesta semana. A programação será virtual e veiculada pela página do Instagram da Procempa neste link. A primeira atividade acontecerá nesta quarta-feira, 21, às 17h, com a transmissão Procempa 45+ | O que vem por aí. No evento, a jornalista Patrícia Comunello entrevistará a presidente da Procempa, Leticia Batistela, em uma conversa sobre as perspectivas para o futuro de empresas de TI.

SEMANA DA PRIMAVERA - A 30ª edição da Semana da Primavera prossegue até o dia 27. Promovido pela Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o evento contará com seminários, trilhas, oficinas de observação de aves, feira de troca de livros, contação de histórias e palestras. Todas as atividades são gratuitas. Veja aqui a programação

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

POLIOMIELITE - A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização. A aplicação das doses está disponível em 123 unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre. O horário de atendimento varia de acordo com o local. Acesse neste link os locais de vacinação.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes