Porto Alegre oferece opções de lazer para quem fica na cidade no Carnaval

17/02/2023 08:48
Giulian Serafim / PMPA
Comunicação
Orla do Guaíba conta com 29 quadras esportivas

O Carnaval 2023 chegou e para quem pretende curtir os dias de folia em Porto Alegre, a cidade oferece boas opções de lazer e diversão. A começar pelos seis quilômetros de orla revitalizada, à beira do Lago Guaíba. Ao longo do trajeto, é possível caminhar apreciando a bela paisagem ou aproveitar uma das 29 quadras esportivas do trecho 3.

As quadras podem ser dia e à noite, já que o local é iluminado com lâmpadas LED e monitorado com câmeras de segurança. Para utilizar é preciso fazer agendamento. O complexo também conta com a maior pista de skate da América Latina, com 6.268 metros quadrados.

E os fins de tarde de verão reservam um belíssimo visual aos que quiserem assistir ao pôr do sol do Guaíba. É só sentar em algum dos inúmeros recantos arborizados ou dar uma paradinha em um dos três bares no percurso da Orla e se deliciar com o espetáculo, que é um dos cartões postais da Capital dos gaúchos. Também é possível apreciar a cidade de outro ângulo. Há passeios de barco que partem do Cais Embarcadero e da Usina do Gasômetro.

Bicicleta e piscina - Quem prefere os passeios de bicicleta, a cidade tem cerca de 100 quilômetros de ciclovias e bikes que podem ser retiradas nos aplicativos. Há ciclovias na Orla Centro, Zona Sul e Zona Norte.

Porto Alegre também conta com piscinas públicas para se refrescar do calor do verão. As unidades administradas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (veja endereços e horários abaixo) ficarão abertas ao público durante o Carnaval, fechando somente na segunda-feira, 20, dia de limpeza da água. Os locais contam com professores, coordenadores e estagiários que orientam e garantem a segurança dos frequentadores.

Parques – A cidade tem excelentes áreas verdes, preservadas e repletas de equipamentos de lazer. Do Parque Chico Mendes, no bairro Mario Quintana, até o Pontal do Estaleiro, recém-inaugurado, há outros parques como Parcão, Germânia, Marinha do Brasil e Redenção, onde a natureza é exuberante e é possível realizar várias atividades ao ar livre.

Endereços das piscinas:

Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima ) - rua São Nicolau esquina Camoati, Passo da Areia – Banhos das 15h às 18h.
Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor) - rua Irene Capone Santiago, 290, Jardim Floresta – Banhos das 14h30 às 17h30.
Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) - rua Arroio Grande, 50, Cavalhada. Banho B, das 14h às 15h45, e Banho A das 16h às 17h45 (Banho A familiar, adultos e crianças e Banho B, Jovens e adultos).
Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi) - rua Papa Pio XXII, 350, Vila Ingá. Banho das 14h às 18h.
Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores ) - rua Economista Nilo Wulff, s/nº. Banho B das 14h às 15h45 e 16h às 17h45 Banho A (Banho B, a partir de 14 anos e adulto, e Banho B menor de 14 anos com responsáveis).

 

 

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça