A gente faz: Guarda Municipal reforça efetivo com 57 novos servidores

01/12/2023 15:53
Pedro Piegas/PMPA
SEGURANÇA
Equipes receberam também 20 novas viaturas

Mais antiga do Brasil, a Guarda Municipal de Porto Alegre reforçou o efetivo com mais 57 servidores neste ano. Nomeados em julho, os agentes passam por um curso de formação e farão patrulhamento nas ruas a partir do primeiro semestre de 2024.

Esse é o maior aumento de efetivo em 13 anos. Os agentes da Guarda Municipal trabalham em diversas frentes e em conjunto com os demais órgãos de segurança. Desde 2021, a prefeitura investiu também em novos equipamentos, com um caminhão para a Guarda, além de 20 viaturas, 20 bicicletas, 46 motocicletas de patrulha e escolta, seis quadriciclos e um furgão.

Veja outras entregas:

Salas de Inovação – As escolas da rede municipal de ensino contam com 60 salas de inovação. São espaços tecnológicos para inclusão digital dos estudantes, com chromebooks, estações de recarga, telas interativas e mesas de atividades digitais. Além disso, são mais de 100 articuladores de inovação, que recebem formação continuada e multiplicam seus conhecimentos com os outros professores.

Empreendedorismo Feminino – O Programa de Empreendedorismo Feminino capacitou 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização, por meio de ferramentas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão.

Podas de árvores – A prefeitura triplicou o número de equipes para podas e vistoria de árvores na cidade. Para solicitar o serviço de podas, retirada de galhos pendurados ou relatar um risco de queda, é necessário ligar para o 156.

Restaurante popular – Neste ano, foi entregue o primeiro Restaurante Popular do bairro Arquipélago, na Ilha da Pintada. O local disponibiliza 200 refeições por dia, com cardápio balanceado e acompanhamento nutricional. Com ele, Porto Alegre soma seis restaurantes populares, servindo 5.400 refeições por semana.

Professores – A rede municipal de ensino abriu mais de mil novas vagas para professores. Desde 2021, já foram nomeados 1.060 professores e 329 monitores efetivos, além da contratação de 1.130 educadores temporários.

Oftalmologia – Outra marca recente foi o mutirão com mais de 800 procedimentos realizados na área de Oftalmologia. Com isso, diminuiu em 75% a fila de consultas da especialidade.

Leia mais:
A gente faz: Porto Alegre tem cerca de 400 novos abrigos de ônibus instalados
A gente faz: Porto Alegre tem 300 voluntários cuidando de praças da cidade
A gente faz: revitalização de terminais e viadutos beneficia usuários
A gente faz: prefeitura investe R$ 60 milhões na recuperação de 17 ruas e avenidas
A gente faz: ações da prefeitura atendem mais de 50 mil animais

  

 

Cristiano Vieira