Começa a castração de cães e gatos em clínicas descentralizadas

25/01/2022 12:07
Divulgação / PMPA
Causa Animal
Clínica na Zona Norte foi inaugurada nesta terça

A prefeitura oferece, a partir desta terça-feira, 25, dois novos locais para o serviço de castração de cães e gatos (confira endereços abaixo). A descentralização é possível graças ao credenciamento de duas clínicas por meio de edital público. A inauguração do Hospital Veterinário Faculdade Anclivepa, na Zona Norte, ocorreu nesta manhã. A Clínica Veterinária Viviane Loss, na Zona Sul, é a outra unidade disponível para atendimento. 

A secretária do Gabinete da Causa Animal, Catiane Mainardi, explica que a política pública de descentralização das castrações gratuitas ampliará o acesso de tutores de cães e gatos ao serviço na Capital. “Com o credenciamento de clínicas veterinárias em todas as regiões de Porto Alegre, projetamos um acréscimo de mais do que o dobro no número de castrações que são realizadas hoje. A meta é atingir 20 mil castrações ao ano. Este é um projeto inovador e desafiador, que tem como prioridade o controle populacional destes animais”, afirma Catiane. 

Solicitações pelo 156 - Os interessados nas castrações podem fazer a solicitação abrindo protocolo pelo telefone 156. É preciso aguardar a nova data, que será anunciada pela prefeitura, para retomada dos agendamentos. É possível solicitar a castração de até cinco animais por protocolo, sendo no máximo três fêmeas. O serviço de castração de cães e gatos é disponibilizado aos animais de tutores que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família). 

Clínicas credenciadas:
Zona Norte: Hospital Veterinário Faculdade Anclivepa de Porto Alegre, na avenida Sertório, nº 5310, bairro Jardim Lindóia.
Zona Sul: Clínica Veterinária Viviane Loss, na Estrada João Salomoni, nº 135, loja 137 e 139, bairro Vila Nova.

Requisitos e documentos necessários:
Identificação do usuário: nome completo, endereço, número do RG e CPF.
Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ativos.
Informações sobre os animais (espécie e sexo dos animais): tutor poderá castrar até cinco animais, sendo três fêmeas por pessoa/protocolo e deverá detalhar a espécie e sexo dos animais, por exemplo: três caninas fêmeas, dois felinos machos.
Na etapa de documentação comprobatória, no dia do atendimento, é necessária apresentação de RG ou outro documento de identificação com foto e número de CPF, documento do NIS ou cartão Auxílio Brasil ativos e comprovante de residência com endereço de Porto Alegre.

Lissandra Mendonça

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes