Castramóvel fará atendimento de animais em nove bairros de Porto Alegre

05/10/2022 08:49
Vinny Vanoni / PMPA
EXECUTIVO
Cirurgias estão programadas para final de outubro

A equipe do Gabinete da Causa Animal está nesta quarta-feira, 5, das 9h às 16h, realizando cadastro para castração de cães e gatos dos tutores do bairro Morro Santana. O atendimento ocorre na rua Beco da Continental, 55. As cirurgias estão programadas para o fim de outubro.

A unidade móvel de castração de animais foi credenciada através do Programa de Descentralização das Esterilizações da prefeitura. Neste ano, serão atendidos nove bairros: Jardim Carvalho, Morro Santana, Glória, Cel. Aparício Borges, Restinga, Guarujá, Hípica, Nonoai e Teresópolis. Ao todo, estão previstas aproximadamente 2,4 mil castrações em 2022. Os recursos são de emenda impositiva da Câmara de Vereadores.

As ações estão sendo desenvolvidas em atuação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, por meio das subprefeituras, e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A secretária do Gabinete da Causa Animal, Catiane Mainardi, destaca que o veículo irá descentralizar o serviço de castração de cães e gatos, especialmente para animais de tutores de baixa renda e animais de rua. "Agora vamos controlar melhor a reprodução, evitando a superpopulação e problemas de saúde pública", afirma.

Um processo de aquisição de Castramóvel próprio da prefeitura está sendo finalizado. O veículo deverá ser entregue em dezembro.  

 

Ivani Schutz

Andrea Brasil