Ações da prefeitura beneficiam 30 mil animais em 2022

06/01/2023 13:15
Vinny Vanoni / PMPA
EXECUTIVO
Foram realizadas 21,9 mil castrações de cães e gatos no ano passado

O ano de 2022 foi de avanços nas políticas públicas voltadas aos animais em Porto Alegre, especialmente na periferia da cidade. Conforme o Gabinete da Causa Animal (GCA), 30 mil cães e gatos foram beneficiados com serviços gratuitos de atendimento, consultas, exames e castrações realizados pela equipe de veterinários e técnicos do GCA. Entre janeiro e dezembro, 138 animais do abrigo municipal foram adotados.

No ano, foram realizadas 21.900 castrações em clínicas credenciadas e na Unidade de Saúde Animal Victória (USAV), crescimento de 240% frente às 9.130 esterilizações feitas em 2021. Ao todo, o investimento em castrações chegou a R$ 3,7 milhões.

Apenas a USAV respondeu por 9.647 castrações em 2022. O hospital veterinário localizado na Lomba do Pinheiro efetuou, ainda, mais de 6.300 consultas veterinárias, 23.125 exames complementares (laboratoriais e de imagem) e 1.157 cirurgias gerais e ortopédicas.

A equipe de veterinários do GCA realizou 82 vistorias técnicas em domicílios de tutores e 2 mil ações de fiscalização por denúncias de maus-tratos, via 156. Campanhas como a de estímulo à adoção e o Dezembro Verde contribuíram para aumentar a conscientização da população sobre os cuidados com os animais.

Entre os destaques estão os 60 credenciamentos de novos protetores e entidades da causa animal, além da descentralização do serviço de castração por meio de convênios com seis clínicas veterinárias e outras duas que serão efetivadas em 2023.

Lançada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a cartilha Vet Mirim foi distribuída para os alunos da rede municipal de ensino. O material apresenta dicas e informações às crianças sobre a importância de cuidar dos animais.

A prefeitura também encaminhou a aquisição de um Castramóvel próprio – o veículo auxiliará na descentralização do serviço de castração de cães e gatos, especialmente para animais de tutores de baixa renda ou que vivem na rua.

A tradicional feira Brechocão ocorreu 16 vezes no ano passado, no Parque Farroupilha. A iniciativa promove venda de artigos cuja renda é revertida para auxiliar no tratamento de animais.

Em eventos itinerantes realizados em conjunto com Fasc, Secretaria Municipal de Saúde e Demhab, foram oferecidos serviços de vacinação, consultas, exames e educação animal em diversas regiões da Capital, com um total de 4.745 animais atendidos.

Novidades – O ano de 2023 inicia com dois grandes projetos que deverão ser implementados ainda no primeiro semestre: a entrada em operação do Castramóvel próprio, cujo micro-ônibus está em fase final de adaptação, e o Censo Populacional de Animais de Porto Alegre, fato inédito na história do município.

Ivani Schutz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes