Socioassistencial

 A Assessoria de Vigilância Socioassistencial (ASSEVIS) constitui-se como uma função da assistência social, assim como a Proteção Social e a Defesa de Direitos.

 

Objetivo
  • A vigilância socioassistencial objetiva detectar e compreender as situações de precarização e de agravamento das vulnerabilidades que afetam os territórios e os cidadãos, prejudicando e pondo em risco sua sobrevivência, dignidade, autonomia e socialização.

 

  • Deve buscar conhecer a realidade das famílias e as condições de vida. Para isso, é fundamental conjugar a utilização de dados e informações estatísticas e a criação de formas de apropriação dos conhecimentos produzidos pelas equipes dos serviços socioassistenciais, que estabelecem a relação viva e cotidiana com os sujeitos nos territórios.

 

  • As ações de vigilância socioassistencial podem contribuir para aperfeiçoar os conhecimentos dos trabalhadores da política de assistência social acerca da presença de riscos e vulnerabilidades nos territórios.

 

  • Permitem, também, identificar se a localização dos serviços socioassistenciais está em conformidade com as demandas de proteção social do público de beneficiários da assistência social. Essas informações podem e devem contribuir com o aperfeiçoamento das próprias práticas de gestão da política, pois auxiliam na formulação, no planejamento e na execução das ações para a população. Contribuem, também, para os processos de monitoramento das ações planejadas e para a avaliação dos resultados alcançados.
ASSEVIS

A ASSEVIS da FASC busca apoiar as atividades de planejamento, organização e execução de ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços. Tem, dentre suas principais atividades, a responsabilidade de:

  • Elaborar e atualizar, em conjunto com as áreas de proteção social básica e especial, os diagnósticos socioterritoriais do município;
  • Elaborar o Plano Municipal de Assistência Social, os relatórios anuais de atividades, os anuários estatísticos, entre outros documentos institucionais;
  • Realizar a gestão do cadastro de unidades (públicas e privadas) da rede socioassistencial no Cadastro Nacional do SUAS (CadSUAS) e no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social(CNEAS) no município de Porto Alegre;
  • Coordenar o processo de preenchimento de sistemas como o Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SISC), do Censo SUAS, entre outros, zelando pela qualidade das informações coletadas.
  • Orientar quanto aos procedimentos de registro das informações referentes aos atendimentos realizados pelas unidades da rede socioassistencial, zelando pela padronização e qualidade dos mesmos.
  • Construir ações de monitoramento e avaliação, produzindo, sistematizando e analisando informações territorializadas.

 

Dados Socioassistenciais

Em construção. 


 


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