EPTC recolhe quatro cavalos soltos nesta segunda-feira na Zona Sul

24/03/2025 18:23

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recolheu nesta segunda, 24, quatro cavalos que estavam soltos na estrada João Antônio da Silveira, próximo ao número 6019, bairro Pitinga, Zona Sul. Os equinos foram levados ao abrigo de animais da EPTC, onde passam por microchipagem e avaliação para verificar possíveis sinais de maus-tratos. A operação foi conduzida pela Equipe de Fiscalização de Veículos de Tração Animal (EFVTA), responsável pelo resgate, acolhimento e encaminhamento para adoção desses animais. Após essa etapa, o proprietário tem um prazo de até 15 dias para contatar a EPTC e reaver seu animal. Se não houver contato dentro desse prazo, os animais serão encaminhados para adoção.

De janeiro até 24 de março, foram recolhidos 64 animais, todos ainda no abrigo, dos quais 52 estão disponíveis para adoção. “Animais soltos em vias públicas representam um grande risco para os animais, motoristas e pedestres. Acidente envolvendo um animal pode ter consequências graves, e nosso objetivo é prevenir essas situaçõesâ€, afirma Pedro Bisch Neto, diretor-presidente da EPTC.

Como adotar - A adoção é feita na forma de fiel depositário e supervisionada pelo Ministério Público. O adotante deve possuir local adequado para manter o cavalo em boas condições. O animal não poderá ser submetido a qualquer tipo de trabalho, especialmente os de tração, como guia de carroças, charrete e arado. Também não poderá ser usado em práticas esportivas, como saltos e corridas. Para se candidatar, o interessado deve preencher o formulário de fiel depositário disponível no link da Carta de Serviços da prefeitura e posteriormente enviá-lo ao e-mail adote@eptc.prefpoa.com.br.

Maus Tratos e abandono - Em casos de animais maltratados ou abandonados, é importante que as pessoas façam o registro através das plataformas da Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou do número 118. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, mesmo em feriados. Se o fato for constatado, é feito o recolhimento e o animal é levado para o abrigo na Zona Sul. No local, eles recebem alimentação adequada, medicação e um microchip.

 

Ernesto Miguel Souza (estagiário)/ Jaqueline Moura (supervisão)

Gilmar Martins