EPTC propõe soluções para melhorar convivência entre ciclistas e corredores na Orla
Nesta quinta-feira, 27, a prefeitura apresentou a grupos de ciclistas e assessorias de corrida uma proposta para melhorar a convivência na avenida Edvaldo Pereira Paiva, garantindo possam utilizar o espaço com mais segurança aos sábados. Elaborada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a proposta prevê a antecipação do fechamento da área de lazer para as 5h30 em alguns trechos. A medida está prevista para entrar em vigor em abril.
“Chamamos os dois grupos para buscarmos juntos alternativas a fim de melhorar essa convivência. É muito importante nesse processo contar com a participação direta dos ciclistas e dos grupos de corrida, pois assim conseguiremos um compartilhamento de espaços mais harmônico”, destaca o diretor de Operações, Carlos Pires.
Operação: Aos sábados a partir de abril, em data a ser definida ocorrerá o fechamento a partir das 5h30 dos cruzamentos da Edvaldo Pereira Paiva com Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva com Largo General Miotto e Edvaldo Pereira Paiva com Fernando Lúcio da Costa. Às 6h30 ocorre o fechamento da Edvaldo Pereira Paiva do Gasômetro até a Rótula das Cuias.
Também ficou estabelecido que corredores utilizarão a faixa da direita em ambos os sentidos, e a faixa central ficará livre para o uso de patinetes e bicicletas. Uma cartilha está sendo construída por ciclistas e grupos de corrida em parceria com o poder público com o objetivo de conscientizar os usuários da Orla.
O diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Rodrigo Kandrik, reforçou a importância dessa construção que está sendo feita em conjunto. “Temos o entendimento de que é preciso, sim, organizar o fluxo de utilização da via. A mudança de horários traz mais fluidez para o uso da Edvaldo. E estamos atentos, para que, se forem necessários mais ajustes, faremos”, salientou o diretor.
Estiveram presentes ainda o presidente da federação gaúcha de ciclismo, Marcelo Sgarbossa, e vereadores.
Gilmar Martins