Artigo: Neste Carnaval, desacelere!
 Neste Carnaval, temos um grande desafio a superar: a tendência clássica do aumento no número de acidentes. Em 2024, houve um crescimento da letalidade no trânsito em Porto Alegre com a perda de 84 vidas, 13 a mais do que em 2023. Por isso, em momentos de festividade como o Carnaval, sempre acende um alerta muito importante na segurança viária.
Em reuniões de trabalho com os demais órgãos de trânsito e de segurança, temos um posicionamento comum de reduzir acidentes e garantir mais saúde no trânsito, tanto nas vias públicas urbanas quanto nas estradas, pois o motorista é o mesmo. Ou seja, a moderação na velocidade e o consumo de álcool precisam ser uma voz na consciência de cada um.
É por isso que estamos reforçando nossas ações de fiscalização com o radar móvel nas ruas, informando como e onde é feito este controle para que todos fiquem cientes e possam respeitar as regras nacionais e, acima de tudo, para que haja uma mudança de comportamento. Há também a prioridade de evitar o conflito entre direção e ingestão de álcool. Sabemos que no Carnaval se bebe mais do que o normal e, por isso, precisamos estar atentos para que esta alegria não seja acompanhada de tragédias familiares.
Além do controle dentro da cidade, também nos preocupamos com o cuidado nas entradas e saÃdas nas cidades onde há mudanças bruscas de velocidade. Nesses casos, há uma tendência inercial dos motoristas em manter o padrão de velocidade maior, aumentando riscos de modo desnecessário.
Por fim, além dos cuidados com a velocidade e o álcool, alertamos para o uso indiscriminado do celular, agora envolvendo a digitação. Digitar no trânsito é o mesmo que conduzir com os olhos fechados, o que pode ser fatal. Isto é um fator recente e observado tanto na cidade como na estrada.
Nossas equipes de fiscalização e educação estão permanentemente nas ruas para incentivar as pessoas aos cuidados básicos, porém, precisamos saber que isso é uma questão de educação coletiva. Todos precisam fazer um pouco para que tenhamos melhores resultados em relação à segurança no trânsito. Neste Carnaval, divirta-se com responsabilidade. Desacelere, cuide da sua vida e da dos outros.
Pedro Bisch Neto
Diretor-presidente da EPTC
Artigo publicado no jornal Correio do Povo em 27 de fevereiro
Lissandra Mendonça