Procuradores conhecem tratamento de água no Dmae

25/05/2022 17:36
Andréa Menezes / DMAE / PMPA
ÁGUA E ESGOTO
Novos procuradores da PGM visitaram ETA Moinhos de Vento nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 25, novos procuradores de carreira da Procuradoria-Geral do Município (PGM) visitaram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, onde conheceram as etapas do tratamento de água em Porto Alegre, realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A atividade, solicitada pela coordenação do Centro de Estudos em Direito Municipal, faz parte do programa de inserção de novos funcionários da PGM e foi conduzida pelo coordenador de tratamento de água centro, da Gerência de tratamento de água do Dmae, Adão Glicerio de Azevedo.

A visita técnica durou quase duas horas e mostrou aos novos servidores e residentes da PGM o caminho da água desde o pré-tratamento, na entrada de água bruta, passando pelas etapas de floculação, decantação, filtração, desinfecção, alcalinização e fluoretação, processos que ocorrem dentro da ETA antes da distribuição da água pela cidade.

Para o procurador e coordenador do Centro de Estudos em Direito Municipal, Rafael Ramos, é importante para os novos servidores conhecerem a realidade não-jurídica do município: “Em nosso último concurso, tivemos aprovados de várias partes do país, pessoas que não conheciam Porto Alegre. Esse curso de formação para os novos procuradores mostra a realidade da cidade e dos nossos órgãos municipais”.

Após a apresentação técnica do tratamento de água, o procurador chefe da seccional do Dmae, Ricardo Cioccari Timm, conduziu os novos colegas em visita à procuradoria municial especializada (PME), responsável pelos atos normativos, fiscais, de contratos e outras obrigações jurídicas do Dmae.

Localizada na rua 24 de Outubro, a ETA Moinhos de Vento fornece água para 18 bairros de Porto Alegre: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Praia de Belas.

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes