Dmae renova 13 mil metros de redes de água antigas no bairro Farrapos

08/03/2021 15:12
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Nova rede beneficiará, em até dois anos, mais de 5.145 pessoas

Mais de 13 mil metros de redes de água de ferro fundido e fibrocimento, das décadas de 1960 e 1970, serão substituídos por novas redes de polietileno de alta densidade (Pead) no bairro Farrapos, na Zona Norte. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deu início na manhã desta segunda-feira, 8, às obras de implantação da rede que beneficiarão, em até dois anos, mais de 5.145 pessoas. O investimento é de R$ 3.496.047,54, em recursos próprios do Dmae.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Investimento é de R$ 3.496.047,54, em recursos próprios do Dmae

“Estas obras só trazem pontos positivos aos moradores, que terão uma melhora considerável na qualidade, no gosto da água e na pressão, pois o material do Pead não oxida. Além disso, com durabilidade de até 50 anos, diminuiremos a necessidade de consertos e poderemos setorizar o bairro, ou seja, reduzir a área de desabastecimento em casos de manutenções, com a ampliação do número de registros”, afirmou o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, que acompanhou o início das obras na rua Frederico Mentz com a rua Júlio Castilhos de Azevedo.

Conforme a engenheira Carla dos Santos Leão, fiscal da obra pelo Departamento, também diminuirão as fugas drenadas de difícil localização, pois a rede atual está localizada em grande profundidade e próxima à rede pluvial, como ocorre na avenida Frederico Mentz, por exemplo.

Obra - Nesta segunda-feira, uma equipe iniciou a implantação de 446 metros de redes distribuidoras e de ramais, de 225 e de 160 milímetros, no trecho da rua Júlio Castilhos de Azevedo, que segue pela rua Adelino Machado de Souza, e no trecho da rua Maria Paula Leal até a rua PM Paulo Elcy de Freitas. A previsão é que os serviços nessas vias sejam concluídos em 15 dias. Na próxima semana, outra equipe trabalhará ao longo das ruas Frederico Mentz e Frei Rovílio Costa. Os 2.792 metros de redes serão implantados em até 95 dias.

A obra está dividida em 11 setores, com intervenções em oito deles, seguindo pela calçada. As ações serão realizadas pela empresa Encosan Engenharia, Construção e Saneamento, vencedora da licitação.

  

Mapa com regiões do Bairro Farrapos

 

Mapa 2, com regiões do Bairro Farrapos

Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes