Dmae inicia nova etapa das obras de qualificação nas casas de bombas 17 e 18
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia nesta terça-feira, 10, uma nova etapa nas obras de qualificação das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 17 e 18, no Centro Histórico. As equipes trabalham na finalização, com concreto armado, das chaminés de equilíbrio criadas para proteger as casas de bombas em caso de nova elevação do nível do Guaíba.
“Em maio, quando o lago atingiu o nível recorde, a ausência dessas estruturas fez com que as estações acelerassem o processo de alagamento do Centro Histórico, ao invés de atuar para conter as águas. Essa mudança estrutural representa um avanço significativo na segurança das casas de bombas que atendem a região”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
As Ebaps 17 e 18 foram as primeiras a receber melhorias após a enchente. Elas integram o lote inicial de quatro estações que serão objeto de processo licitatório para a elevação de painéis, substituição de motores e instalação de geradores permanentes. A concorrência, com previsão de ser aberta nas próximas semanas, inclui também as casas de bombas 12 (Parque Marinha do Brasil) e 20 (Sarandi).
Projetos - O Dmae contratou, em julho, a empresa que trabalha na elaboração dos projetos executivos das obras nas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais. O trabalho foi dividido em lotes, incluindo todas as 18 estações que apresentaram deficiências em maio. Atualmente, todas as 23 Ebaps estão em funcionamento - e permanecerão desta forma, mesmo durante as obras.
Andrea Brasil