Dmae dá início ao contrato de automação de casas de bombas pluviais

07/07/2022 17:30

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deu início nesta quinta-feira, 7, à implantação do sistema de automação e supervisão das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps). A medida visa otimizar o trabalho técnico para controlar e extrair resultados de análises das máquinas sem a obrigatoriedade da presença de um operador no local. Automatizar as estações permitirá mais agilidade no combate aos alagamentos. 

No total, 24 unidades operacionais receberão automatização, sendo 22 Ebaps e duas unidades de controle, que terão acesso remoto às casas de bombas. Outra Ebap que compõe o conjunto de 23 casas de bombas pluviais não faz parte do escopo inicial de contratação por obras de infraestrutura previstas neste local. 

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Sistema permitirá mais agilidade no combate às cheias

“Após três anos de incorporação dos serviços pluviais, o Dmae está conseguindo suprir uma demanda que estava estagnada há décadas. Com o avanço das tecnologias será possível controlar remotamente e obter melhor desempenho das casas de bombas”, afirma o diretor-geral, Alexandre Garcia.

O Centro de Controle Operacional (CCO) das estações de bombeamento de água e esgoto é uma das unidades que receberá atualização para também monitorar as Ebaps. “Através do novo CCO conseguiremos agir com maior brevidade para combater os alagamentos causados pelas intempéries”, completa o diretor de operações, José Eduardo Tessis.

O contrato será executado pelo consórcio Ecolux Engenharia e Iluminação, durante dez meses, podendo ser renovado por mais oito meses. O valor contratual é de aproximadamente R$ 2.688.592, oriundos do próprio Departamento.

Ebap - As Casas de Bombas somam um total de 86 bombas capazes de movimentar 170 mil litros por segundo. Este sistema possibilita que a água da chuva vinda de redes de esgotos e canais seja drenada para o rio. Todo este complexo evita o retorno das águas para as redes e, consequentemente, o transbordamento de canais, bocas-de-lobo e poços-de-visita, espalhados pelas vias e passeios da cidade.

Roberta Brum

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes