Dmae atualiza regras para uso do jardim

18/10/2021 12:16
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Espaço de circulação possui sinalização informativa sobre os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que, a partir desta segunda-feira, 18, passam a valer novas regras para utilização do Jardim da Hidráulica Moinhos de Vento (rua 24 de outubro, 200). Fotos e vídeos, que ficaram vedados durante a pandemia, estavam liberados mediante autorização prévia para no máximo quatro pessoas e somente em dias de semana. A mudança é que a partir de agora a permissão é necessária para grupos a partir de dez pessoas e podem ser realizados também aos finais de semana. Em razão das medidas sanitárias impostas pela pandemia, permanece sendo exigido o cumprimento de protocolos de saúde e segurança. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a domingo.

Na entrada, é aferida a temperatura, ofertado álcool gel e indicado o uso obrigatório de máscaras. O número de usuários também foi ampliado de 40 para 80 pessoas. Outra normativa que passa a vigorar é a permissão de consumo de lanches e bebidas não alcoólicas no local, desde que os visitantes recolham o próprio lixo ao deixar o local. “O jardim é muito procurado para fotografias e filmagens e também como lugar de lazer, passeio com as crianças e contemplação da natureza. Sabemos que é um belo espaço e queremos que todos os porto-alegrenses possam desfrutar. Com mais de 70% da população imunizada na capital, estabelecemos flexibilizações, porém observando protocolos e cuidados ainda necessários”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

A autorização para utilização de grupos maiores, para confraternizações, formaturas e demais ocasiões deve ser solicitada pelo e-mail comunicados@dmae.prefpoa.com.br. Todo o espaço de circulação possui sinalização informativa sobre os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus. Permanecem suspensas temporariamente as visitações na Galeria de Arte do Departamento. O bebedouro disponível no jardim, que estava bloqueado para uso, como medida de precaução e recomendação da vigilância sanitária, também poderá ser utilizado apenas para a reposição de água potável em garrafas individuais, conforme decreto estadual. Cabe salientar que o jardim faz parte da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, se tratando de um espaço de circulação diária de técnicos, que trabalham em função do abastecimento à população.

Seguem informações sobre o uso do jardim do Dmae:

- Uso de máscara é obrigatório. Limitação de público é de 80 pessoas.
- Vigilantes fiscalizarão o cumprimento das medidas.
- Fotos e Filmagens (ensaios de formatura, noivas, grávidas, etc) estão autorizados para grupos de até dez pessoas. Para grupos maiores e eventos é necessária prévia solicitação e autorização por meio do e-mail comunicados@dmae.prefpoa.com.br.
- A pracinha (cachorródromo) localizada na Hilário Ribeiro, na esquina com Barão do Santo Ângelo, permanecerá fechada porque deve receber melhorias em breve.

Não é permitido:

- A entrada e circulação de animais.
- Entrar e circular sem camisa, descalço ou em trajes inadequados.
- Usar os brinquedos infantis do local, se maior de 12 anos.
- Acessar as áreas administrativas e operacionais sem a devida autorização.
- Usar drone, sem autorização prévia e formal do Dmae.
- Consumir bebidas alcoólicas.
- Tocar instrumentos musicais em volume alto, rádio, gerar barulho excessivo ou baderna.
- Usar força física, linguagem desrespeitosa ou discriminatória.
- Instalar estruturas, filmar, realizar ensaios ou atividades comerciais sem autorização prévia e formal do Dmae.
- Utilizar fumaça colorida.
- Andar de moto, bicicleta, patins, skates, patinetes ou similares.
- Danificar ou movimentar vasos, mudas, folhagens e flores.
- Subir ou pendurar acessórios nas árvores.
- Jogar bola ou outro esporte coletivo.
- Deixar resíduos fora das lixeiras.
- Usar o sanitário como camarim.
- Colocar os pés sobre o assento dos bancos.
- Entrar no chafariz ou manejar a mangueira do jardim.

  

 

Isabel Lermen

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes