Artistas retratam elementos arquitetônicos do Jardim do Dmae em telas

28/11/2025 14:11
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Atividade foi promovida pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Jardim do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) foi o cenário de uma atividade artística ao ar livre nessa quinta-feira, 27. Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aproveitaram as belezas do espaço público, localizado no bairro Moinhos de Vento, para a prática de observação e pintura.

Ao todo, 15 artistas, orientados pela professora Marilice Corona, retrataram os elementos arquitetônicos e naturais do Jardim em telas. Atividades do tipo são permitidas no espaço público mediante autorização, que deve ser solicitada pelo e-mail comunicados@dmae.prefpoa.com.br. Confira aqui as regras de uso do Jardim.

Espaço - Localizado na rua 24 de Outubro, número 200, o Jardim do Dmae abriga o monumento público mais antigo de Porto Alegre: quatro estátuas que representam os afluentes do Guaíba. As esculturas, em mármore de Carrara, foram idealizadas pelo arquiteto italiano José Obino e instaladas na Capital em 1866. São duas figuras femininas, as Ninfas, que simbolizam os rios Caí e Sinos, e duas masculinas, os Netunos, que representam os rios Jacuí e Gravataí.

Fechamento temporário - O espaço está fechado ao público até o final da tarde do sábado, 29. O objetivo é a montagem da estrutura e organização das atividades que integram a Noite dos Museus. O Jardim volta a funcionar no horário habitual, das 8h às 18h, a partir do domingo, 30.

Karina Freitas

Andrea Brasil