Prefeitura alinha mutirão do Compra Assistida para famílias do Centro Humanitário de Acolhimento

13/03/2025 16:40

A situação das 128 famílias acolhidas no Centro Humanitário de Acolhimento (CHA) Vida, na Zona Norte de Porto Alegre, foi discutida nesta quinta-feira, 13, entre a Prefeitura de Porto Alegre e os governos federal e estadual. Um dos encaminhamentos do encontro é a realização de um mutirão de atendimento presencial no CHA, com foco na agilidade dos encaminhamentos do programa Compra Assistida. A ação acontece na próxima quinta-feira, 20, a partir das 9h e contará com a presença da Caixa Econômica Federal.

A reunião foi conduzida pelo vice-governador, Gabriel Souza, juntamente com a presença do Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo. Durante o encontro, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação, André Machado, ressaltou o interesse do município em contribuir para o encaminhamento definitivo das famílias que ainda estão acolhidas e colocou equipes da prefeitura à disposição para auxiliar nos procedimentos necessários.

Compra Assistida - Uma das alternativas para as famílias acolhidas no CHA é o programa do governo federal, Compra Assistida, que consiste na compra de um imóvel de até R$ 200 mil. Porto Alegre já encaminhou o nome de 5.373 famílias ao governo federal para atendimento no programa. Destas, 2.752 foram convocadas pela Caixa Econômica Federal e apenas 1.061 abriram processo, com 520 contratos assinados e 40 famílias reassentadas.

 

Cindy Vitali

Gilmar Martins