Compra Compartilhada: programa de subsídio habitacional chega a mil inscritos

19/09/2023 15:54

O programa Compra Compartilhada registrou at√© esta ter√ßa-feira, 19,¬†mil pessoas¬†inscritas. O munic√≠pio ir√° conceder subs√≠dio de R$ 15 mil para fam√≠lias que se encaixem nos padr√Ķes dos programas de habita√ß√£o de interesse social darem entrada na compra de im√≥veis. Os interessados¬†podem se inscrever no site.

Após a inscrição, equipes técnicas do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) analisam a documentação enviada pelos interessados e, após esse etapa, estando em conformidade, é finalizado o processo de financiamento que libera o subsídio.

As empresas credenciadas no Compra Compartilhada s√£o: Vasco Civitas, MRV Engenharia e Participa√ß√Ķes, Lyx Participa√ß√Ķes e Empreendimentos, Tenda SPE e Tenda S.A.

Primeira etapa ‚Äď No in√≠cio de agosto, o prefeito Sebasti√£o Melo¬†anunciou que nesta primeira fase do programa ser√£o disponibilizados R$ 15 milh√Ķes, com recursos do Fundo Municipal de Habita√ß√£o, que vai beneficiar at√© mil fam√≠lias com a entrada da casa pr√≥pria. As fam√≠lias poder√£o escolher im√≥veis de at√© R$ 235 mil e ser√£o respons√°veis pelo pagamento da diferen√ßa a ser financiada.

Requisitos - As famílias que poderão ser beneficiadas com o programa se enquadram nos seguintes requisitos: ter cadastro específico do Compra Compartilhada no Demhab; viver em Porto Alegre há mais de cinco anos; possuir renda familiar mensal de até R$ 4 mil; não ter sido contemplada em programas habitacionais de interesse social e não possuir propriedade ou posse de imóveis. Têm prioridade: famílias chefiadas por mulheres; residentes em áreas de risco; mulheres vítimas de violência e famílias que tenham pessoas com deficiência ou doença rara.

Cindy Vitali

Lissandra Mendonça