O QUE É

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - CMDUA é o Conselho que,  de acordo com o artigo 39 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – PDDUA:

tem por finalidade formular políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano, ao qual compete:

I - zelar pela aplicação da legislação municipal relativa ao planejamento e desenvolvimento urbano ambiental, propor e opinar sobre a atualização, complementação, ajustes e alterações do PDDUA;

II - promover, através de seus representantes, debates sobre os planos e projetos que incidam nas Regiões de Gestão do Planejamento;

III - propor, discutir e deliberar sobre os planos e projetos relativos ao desenvolvimento urbano ambiental;

IV - receber e encaminhar para discussão matérias oriundas de setores da sociedade que sejam de interesse coletivo;

V - propor ao SMGP a elaboração de estudos sobre questões que entender relevantes;

VI - instalar comissões para assessoramento técnico compostas por integrantes do CMDUA, podendo-se valer de órgãos componentes do SMGP, bem como de colaboradores externos;

VII - zelar pela integração de políticas setoriais que tenham relação com o desenvolvimento urbano ambiental do Município;

VIII - propor a programação de investimentos com vistas a assessorar a implantação de políticas de desenvolvimento urbano ambiental para o Município;

IX - aprovar Projetos Especiais de Impacto Urbano de 2º e 3º Graus, bem como indicar as alterações que entender necessárias; (Redação dada pela Lei Complementar nº 646/2010)

X - aprovar os estoques construtivos do Solo Criado;

XI - aprovar critérios e parâmetros para avaliação de Projetos Especiais de Impacto Urbano de 1º, 2º e 3º Graus; (Redação dada pela Lei Complementar nº 646/2010)

XII - aprovar a metodologia para definição do valor do Solo Criado;

XIII - aprovar os valores semestrais do Solo Criado;

XIV - aprovar os planos de aplicação dos recursos do Solo Criado destinados para o desenvolvimento urbano, prioritariamente à política habitacional.

XIV - aprovar os planos de aplicação dos recursos do Solo Criado de acordo com o disposto nos incs. I a IX do art. 26 da Lei Federal nº 10.257, de 2001, e alterações posteriores. (Redação dada pela Lei Complementar nº 646/2010)

 

O CMDUA compõem-se de 28 (vinte e oito) membros titulares e seus suplentes, designados pelo Prefeito, com renovação bienal e a seguinte composição: 

I - 09 (nove) representantes de entidades governamentais que tratem de matéria afim, assim distribuídos: 

a) 01 (um) representante do nível federal;

b) 01 (um) representante do nível estadual;

c) 07 (sete) representantes do nível municipal; 

II - 9 (nove) representantes de entidades não governamentais, constituídas por entidades de classe e afins ao planejamento urbano, entidades empresariais, preferencialmente da área da construção civil, entidades ambientais e instituições científicas;

III - 09 (nove) representantes da comunidade, sendo 08 (oito) das Regiões de Gestão do Planejamento e 01 (um) da temática do Orçamento Participativo - Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano Ambiental;IV - o titular do órgão responsável pelo gerenciamento do SMGP, na qualidade de Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

IV - o titular do órgão responsável pelo gerenciamento do SMGP, na qualidade de Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

 

COMPOSIÇÃO ATUAL (2024-2025)

 

Entidade

Nome

Rep

PRESIDÊNCIA

CMDUA

GERMANO BREMM

PRESIDENTE

GOVERNO

DEMHAB - Deprto. Municipal de Habitação

DENISE PACHECO TILL CAMPOS

Titular

 

 

ANDRÉIA TEIXEIRA CAMISA

1º suplente

 

 

ROGERIO GUSTAVO DE LOS SANTOS FERREIRA

2º suplente

GOVERNO

EPTC - Emp. Pub. de Transp. E Circulação

FLAVIO CALDASSO BARBOSA

Titular

 

 

JULIA LOPES DE OLIVEIRA FREITAS

1º suplente

 

 

LUÍS CLÁUDIO RIBEIRO

2º suplente

GOVERNO

GP- Gabinete do Prefeito

SÔNIA MARIA DOS SANTOS CASTRO

Titular

 

 

Mateus Viegas Schönhofen 

1º suplente

 

 

DARIO DA SILVA OLIVEIRA JUNIOR

2º suplente

GOVERNO

METROPLAN - Fund. Est. de Planej. Metrop. Reg.

Ivan Jose da Silva

Titular

 

 

Angelita Silveira de Farias

1º suplente

 

 

Elizabeth Peter Bertoglio

2º suplente

GOVERNO

SMAMUS - Sec. Mun. do Meio Amb. Urbanismo e da Sust.

Patrícia da Silva Tschoepke

Titular

 

 

Vaneska Paiva Henrique

1º suplente

 

 

Carolina Wallau de Oliveira Kessler

2º suplente

GOVERNO

SMDET - Sec. Mun. de Des. Econ. e Turismo

Fernanda Brito da Silveira 

Titular

 

 

Letícia Cruz Klein

1º suplente

 

 

CASSIO DE ASSIS BRASIL WEBER

2º suplente

GOVERNO

SMOI - Sec. Mun. Obras e Infra

Glauber Douglas do Nascimento Mello

Titular

 

 

Isadora Dias Dias

1º suplente

 

 

Andre Silva Flores

2º suplente

GOVERNO

SMGOV - Sec. Mun. de Gov. Local e Coord. Política

Benhur Boeira Dorneles

Titular

 

 

Carlos Fernando Simões Filho

1º suplente

 

 

Wilson Abascal Pastorini

2º suplente

GOVERNO

UFRGS - Universidade Federal do RGS

RAFAEL LORSCHEITTER

Titular

 

 

EVELINE ARAÚJO RODRIGUES

1º suplente

 

 

JOEL AVRUCH GOLDENFUM

2º suplente

ENTIDADE

ABES/RS - Assoc. Bras. de Eng. Sanit. e Amb.

Jussara Kalil Pires

Titular

 

 

Darci Barnech Campani

1º suplente

 

 

Paulo Robinson da Silva Samuel

2º suplente

ENTIDADE

AREA - Assoc. Riog. dos Escr. de Arq.

Ricardo Vellinho Ruschel

Titular

 

 

José Rodolfo Pesce Fork

1º suplente

 

 

Sergio Saffer

2º suplente

ENTIDADE

CRECI

Paulo Bins Ely

Titular

 

 

Armando Pinto Fontoura

1º suplente

 

 

Mariano Ademar Petracco Júnior

2º suplente

ENTIDADE

SERGS

Diogo Ferreira Schiaffino

Titular

 

 

Nelson Kalil Moussalle

1º suplente

 

 

Patrícia Bertotto

2º suplente

ENTIDADE

STICC

Jorge Larre Lopes

Titular

 

 

Eduardo Wegner Vargas

1º suplente

 

 

Leonardo Ely Schreiner

2º suplente

ENTIDADE

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE PORTO ALEGRE – CDL POA

Ana Cláudia Narvaez Bestetti

Titular

 

 

Verônica Di Benedetti

1º suplente

 

 

Victor Domingues Ventura Pires

2º suplente

ENTIDADE

AMIGAS DA TERRA

Fernando Campos Costa

Titular

 

 

João Farias Rovati

1º suplente

 

 

Felipe Patela Amaral

2º suplente

ENTIDADE

SINDUSCON - Sind. Das Indústrias da Const. Civil

Antonio Carlos Zago

Titular

 

 

Lisandra de Lucena Theil

1º suplente

 

 

André Petracco Marques

2º suplente

ENTIDADE

OAB/RS

Daniela Beling Pinheiro

Titular

 

 

Alessandra Lehmen

1º suplente

 

 

Elaine Adelina Pagani

2º suplente

REGIÃO

RGP. 1 - Região de Gestão de Planej. Um

Felisberto Seabra Luisi

Titular

 

 

Manuela Dalla Rosa

1º suplente

 

 

Paulo Gilberto Moraes Guarnieri

2º suplente

REGIÃO

RGP. 2 - Região de Gestão de Planej. Dois

Vanessa Silva Gomes

Titular

 

 

Fabiana Lafortuna Macedo

1º suplente

 

 

Gabriela Santos dos Santos

2º suplente

REGIÃO

RP. 3 - Região de Gestão de Planej. Três

Jackson R.Santa Helena de Castro

Titular

 

 

Lissandra dos Santos Thomsen

1º suplente

 

 

Francielle C. Rosa

2º suplente

REGIÃO

RGP. 4 - Região de Gestão de Planej. Quatro

Paulo Eduardo Francisco Gadea

Titular

 

 

Luis Davi da Luz Goncalves

1º suplente

 

 

Thiago Pinheiro da Silva

2º suplente

REGIÃO

RGP. 5 - Região de Gestão de Planej. Cinco

Wagner Pereira dos Santos

Titular

 

 

Lindomar de Oliveira

1º suplente

 

 

Milton Borges Bueno

2º suplente

REGIÃO

RGP. 6 - Região de Gestão de Planej. Seis

Luiz Antônio Marques Gomes

Titular

 

 

Antônio Alberto de Melo Bertaco

1º suplente

 

 

Gilberto da Costa Floriano

2º suplente

REGIÃO

RGP. 7 - Região de Gestão de Planej. Sete

Lirian Karine Schultz Nachtigall

Titular

 

 

Cacilda Correa S. Chaves

1º suplente

 

 

Jane Eliane F Brochado

2º suplente

REGIÃO

RGP 8 - Região de Gestão de Planej. Oito

Andre Luiz Da Silva Seixas

Titular

 

 

Juliana Da Silva Lopes

1º suplente

 

 

Eldir Jose Gazzola Antonini

2º suplente

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

OP – HOCDUA

Emerson Gonçalves dos Santos

Titular

 

 

Renan da Silva

1º suplente

 

 

Jorgima Ribeiro Machado

2º suplente

 

 

HISTÓRICO

O Conselho do Plano Diretor existe desde o final da década de 30. Era restrito inicialmente à participação de um grupo de notáveis, que representavam as camadas mais elevadas da sociedade, mas com o passar dos anos foi passando por várias modificações. Hoje conta com uma maior representatividade popular, sendo integrado por entidades de classe, comunidade e por representantes do Poder Público, possibilitando que sejam cotejadas diferentes visões da cidade.

1939: Criação

O Conselho do Plano Diretor foi instalado em 3 de março de 1939, pelo prefeito José Loureiro da Silva, como uma comissão de caráter consultivo “para a qual apelarei nas horas difíceis de minha administração, no que concerne ao bem-estar da coletividade porto-alegrense”. 

Dizia, ainda, que a necessidade de criá-lo havia surgido da própria natureza do problema de urbanização e que queria contar “com a colaboração de todos os homens que convivem, têm inteligência, cultura e amem a sua cidade”. 

Era para os 16 membros deste Conselho - integrado  por representantes da indústria, comércio, médicos sanitaristas, proprietários e engenheiros -  que o arquiteto Arnaldo Gladosch fazia as apresentações dos estudos que vinha desenvolvendo, à época, com vistas à elaboração de um plano diretor para Porto Alegre.

Dez sessões plenas foram realizadas em forma de debate, durante um período de cinco anos. A última reunião foi realizada em 21 de outubro de 1942.

Composição: 16 membros, que representavam organizações públicas e particulares. As entidades eram a Associação dos Proprietários de Imóveis; Centro de Indústria Fabril; Associação Comercial de Porto Alegre; Rotary Club; Associação Rio-Grandense de Imprensa; Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem; Secretaria de Obras Públicas; Escola de Engenharia; Faculdade de Medicina; Viação Férrea do Rio Grande Do Sul; Inspetoria Federal De Estradas e 3ª Região Militar.

 

1955: Alteração

Em 11 de junho de 1955 foi aprovada a Lei nº 1413 que reorganizava os serviços na Prefeitura de Porto Alegre. No artigo 19, capítulo V foram definidas as competências do Conselho do Plano Diretor. Ao CPD caberia a elaboração do Plano Diretor da cidade tomando por base, no que respeita ao traçado e zoneamento urbanos, as disposições legais e o projeto já existentes.

O Conselho, vinculado à Diretoria de Urbanismo, era composto por 11 membros, sendo seis funcionários municipais e cinco representantes de entidades públicas e classistas que -  como destaca o artigo 20 da mesma lei - “pelas técnicas de que tratem ou pelas classes que congreguem, constituem elementos ponderáveis da opinião citadina”. O presidente era eleito pelos próprios conselheiros.

A Ata nº 01 é de 19 de setembro de 1955 e foi lavrada pelo renomado urbanista  Edvaldo Pereira Paiva. Este conselho funcionou ininterruptamente até a instalação do Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (CMPDDU) em 1979.

Composição: 11 representantes. Os membros natos eram os dirigentes do Departamento de Obras, Departamento de Água e Esgotos e do Departamento da Fazenda, além do assessor engenheiro. Os demais representantes, tanto do Município, como das entidades, seriam indicados pelo prefeito. A alteração na composição do CMD deveria se dar a cada dois anos.

Também estavam representadas a Diretoria Geral de Obras; Diretoria Geral de Serviços Industriais; Diretoria Geral de Administração e Controle; Diretoria Geral de Urbanismo; 02 Funcionários Municipais (indicados pelo Prefeito); Departamento Estadual de Estatística; Instituto dos Arquitetos do Brasil; Sociedade de Agronomia; Sociedade de Engenharia e Departamento Estadual de Saúde.

1979: Nova estrutura

A Lei Complementar 43/79, que criou o 1º Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (I PDDU), manteve o colegiado, que passou a chamar-se  Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.

O CMPPDU reuniu-se semanalmente, durante 21 anos. A sessão de instalação ocorreu em 7 de novembro de 1979. Sua maior inovação foi a inclusão, em sua composição, de quatro representantes da comunidade. Para tal, a cidade foi dividida em quatro partes, ficando a cargo das Associações de Moradores, Clubes de Mães e demais entidades representativas promoverem a escolha de seus representantes.

Durante este período, entretanto, o conselho acabou sofrendo um desvirtuamento de suas funções e passou a atuar sobre assuntos mais pontuais, sem envolver-se efetivamente com as questões referentes ao desenvolvimento urbano. Isto provocou seu esvaziamento, a ponto de várias das entidades, que deveriam estar representadas, deixarem de se fazer presentes nas reuniões. Sua contribuição, entretanto, foi extremamente importante para a cidade.

Composição: 21 membros, sendo 09 representantes do Município, 08 representantes de entidades de classe e 04 representantes de entidades comunitárias. As entidades de classe designadas para integrá-lo eram a Ordem dos Advogados do Brasil; Sociedade de Engenharia; Sociedade de Agronomia; Associação Rio-Grandense de Imprensa Secretaria da Saúde do Estado; Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan)

Fundação de Economia e Estatística e Instituto dos Arquitetos do Brasil.

A Presidência e a condução dos trabalhos ficou a cargo do titular da Secretaria do Planejamento Municipal.

2000: ampliação

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) recebeu novas competências, passando a decidir uma série de questões, amparado numa maior representatividade popular. Assumiu um papel mais ativo, propondo e formulando políticas, planos e projetos. Passou a sugerir modificações e a incentivar discussões sobre a cidade, recebendo e colocando em debate idéias vindas da população.

Ao CMDUA também foi atribuída a tarefa de examinar projetos de grandes empreendimentos propostos, tanto pelo Poder Público, como pela iniciativa privada. Passou a zelar, igualmente, pela aplicação do chamado Solo Criado, cuja venda gera recursos para a construção de moradias populares.

Composição: 25, sendo 08 do Poder Público (municipal, estadual e federal); 08 de entidades ligadas ao planejamento urbano e 08 representantes da comunidade (um de cada Região de Gestão do Planejamento), ficando a presidência a cargo do secretário do Planejamento.

Representantes do Poder Público: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional; Secretaria do Planejamento Municipal (SPM); Departamento Municipal de Habitação (Demhab); Secretaria Municipal dos Transportes (SMT); Gabinete de Planejamento (Gaplan); Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).

Representantes das Entidades de Classe: Instituto dos Arquitetos do Brasil; Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul; Sindicato das Indústrias da Construção Civil;  Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil; Ordem dos Advogados do Brasil/ RS; Centro de Assessoria e Estudos Urbanos (Cidade); Ass. Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Sociedade de Economia.

Representantes da Comunidade: Região de Gestão do Planejamento 01(Centro); Região de Gestão do Planejamento 02 (Humaitá/Navegantes/Ilhas e Noroeste); Região de Gestão do Planejamento 03 (Norte e Eixo Baltazar); Região de Gestão do Planejamento 04 (Leste e Nordeste); Região de Gestão do Planejamento 05 (Glória/Cruzeiro e Cristal); Região de Gestão do Planejamento 06 (Centro Sul e Sul); Região de Gestão do Planejamento 07 (Lomba do Pinheiro/Partenon) e Região de Gestão do Planejamento 08 (Restinga e Extremo Sul).

2003: Mudança na Composição

Em 2003, por meio do Decreto nº 14.185, a composição do CMDUA foi ampliada para 28 membros, sendo nove representantes de entidades governamentais; nove de entidades de classe e nove da comunidade. A presidência permaneceu a cargo do titular da SPM.

Foram integrados ao CMDUA, pelo Poder Público, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), que substituiu a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC),  e o Gabinete do Prefeito. Para representar a comunidade foi incluído um representante da temática de Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano Ambiental do Orçamento Participativo, e como nono representante das entidades de classe ingressou um representante do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul.

A renovação de conselheiros é realizada a cada dois anos. As eleições seguintes ocorreram em 2005, 2007, 2009, 2011 e em 2013, com a substituição de algumas entidades e de outros representantes dos fóruns das regiões de planejamento.

CMDUA - Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental

Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Rua Luiz Voelcker, 55

Reuniões: Todas às terças-feiras, das 18h às 20h.
(51) 986151563