Sa√ļde

Acesso a Medicamentos Especiais (CELME)

Centro Logístico de Medicamentos Especiais (CELME)

CELME √© a nova denomina√ß√£o da Farm√°cia de Medicamentos Especiais. Desde o dia 12/12/2022, o local funciona na avenida Azenha, 295, das 8h √†s 17h, e N√ÉO mais na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, Centro de Porto Alegre. A mudan√ßa concluiu a transfer√™ncia da gest√£o do servi√ßo, que passou da Secretaria Estadual da Sa√ļde (SES) para a Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS).

Os usu√°rios do Sistema √önico de Sa√ļde (SUS) podem realizar a primeira solicita√ß√£o preferencialmente online e presencialmente dos medicamentos especiais no CELME (mediante agendamento). Bem como, a renova√ß√£o de medicamentos para continuidade do(s) tratamento(s) e certid√£o negativa. A documenta√ß√£o exigida √© diferente para cada medicamento, podendo ser consultada no site farmaciadigital.rs.gov.br¬† ap√≥s a solicita√ß√£o da medica√ß√£o.

 

Acompanhe o passo a passo para acessar os serviços:

Primeira Solicitação - Abertura de Protocolo
Este procedimento é necessário apenas para primeiro pedido de novo medicamento. Para evitar filas, opte pela abertura on-line ou pelo agendamento para atendimento presencial. No CELME o atendimento será feito, preferencialmente, pelo agendamento.

1 - Abertura de Protocolo.png

Caso a solicitação seja feita por outra pessoa, esta deverá entregar, presencialmente, os documentos obrigatórios referentes ao(s) medicamento(s) solicitados com cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência e uma autorização assinada pelo paciente.
O prazo de análise é de 20 a 30 dias, que pode resultar na a provação do processo, na devolução para resolver alguma pendência de informação e/ou exame necessário para avaliação do paciente ou na reprovação, quando o paciente não apresenta os critérios exigidos.

 

Retirada de Medicamentos
Com o protocolo deferido, a retirada do medicamento deve ser feita no CELME (av. Azenha, 295), das 8h √†s 17h, e pode ser via agendamento pr√©vio ou por demanda espont√Ęnea.

2 - Retirada de Medicamentos.png

√Č poss√≠vel indicar at√© 3 representantes para retirada de medicamentos. O representante ainda n√£o cadastrado dever√° trazer, al√©m dos documentos seus documentos de identifica√ß√£o, uma declara√ß√£o autorizadora assinada pelo paciente.

 

Renovação de Tratamento
Se você precisa da renovação do pedido, conforme orientação médica para o seu tratamento, é possível obter o atendimento, preferencialmente, por agendamento. Veja o passo a passo:

Image removed.

 

Emiss√£o de Certid√£o Negativa
Para obter o documento que formaliza que o medicamento não é disponibilizado pelo SUS, siga os passos abaixo:

4 - Emissao de Certidao Negativa.png

 

Legislação

Portaria GM/MS n¬ļ 1554, de 30 de julho de 2013 (Disp√Ķe sobre as regras de financiamento e execu√ß√£o do Componente Especializado da Assist√™ncia Farmac√™utica no √Ęmbito do Sistema √önico de Sa√ļde - SUS).

 

Atualizado em
05/02/2024