Inscrições para cursos do Capacita+ POA se encerram nesta quarta-feira

31/01/2024 06:19

O programa Capacita + POA oferece 2.726 vagas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional. A oferta é para moradores da Capital, que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Acesse aqui os cursos disponíveis e o edital. As inscrições se encerram nesta quarta-feira, 31, de forma on-line, pelo link, ou presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá, ou nas escolas do Senac/RS da Capital (ver lista abaixo), instituição contratada pela Prefeitura de Porto Alegre para ser a responsável por ministrar as aulas.

Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break.

A solicitação de inscrição não garante vaga de forma automática, uma vez que o edital de chamamento para as aulas prevê priorização para as pessoas que comprovem situações de vulnerabilidade econômica e de desemprego. Se aprovado o pedido, a matrícula deverá ser feita pelo aluno na unidade do Senac-RS que ministrará o curso.    

Datas - O período de inscrições termina em 31 de janeiro, às 18h, e a expectativa é de que as aulas de parte dos cursos comecem em março. Caso as inscrições não atinjam o número de vagas disponíveis, será aberta uma segunda janela de solicitações. Alunos que, eventualmente, se inscreverem e abandonarem o curso, não poderão fazer novos pedidos de inscrições nas janelas seguintes.

Alternativas - Cada candidato poderá optar, em ordem de preferência, por até três cursos diferentes no ato da inscrição. Se estiver habilitado e for selecionado, o candidato será chamado, primeiramente, para o curso na opção 1. Em caso de superlotação das turmas, respeitando-se os critérios de desempate, os candidatos poderão ser convocados para os cursos indicados nas opções 2 ou 3.

Critérios - Se houver mais inscrições do que vagas para determinados cursos, fica estabelecido, nessa ordem, o seguinte critério para desempate: vulnerabilidade socioeconômica; situação de desemprego; quantidade de dependentes; idade igual ou inferior a 24 anos e; idade igual ou superior a 60 anos. Solicitantes que não conseguirem vagas desejadas poderão ser incluídos na lista de suplentes, e serão convocados em caso de desistência de algum dos classificados. 

A relação dos candidatos selecionados será divulgada no site da prefeitura, a partir de fevereiro (ver cronograma completo abaixo), conforme o andamento da seleção para cada curso. Os alunos que tiverem a matrícula autorizada também serão avisados pelos contatos pessoais fornecidos no momento da solicitação de inscrição.  

Detalhes - Entre os 36 cursos ofertados, há opções de curta, média e longa duração. O de Design Gráfico, por exemplo, é de 264 horas, enquanto o de Boas Práticas em Comércio de Alimentos tem 12 horas. Também há aulas para o setor de tecnologia, com cursos de Desenvolvimento Back End com Java, Desktop Java e Phyton. O setor de serviços também será contemplado, com iniciativas para garçons, cabeleireiros, entre outras (veja lista completa abaixo). 

Unidades do Senac/RS para inscrição presencial:
Unisenac - rua Cel. Genuíno, 130 - Centro Histórico 
Escola Senac Saúde - avenida Assis Brasil, 1481 - Passo da Areia 
Escola Senac Tech - avenida Venâncio Aires, 93 - Cidade Baixa

Cronograma de inscrições:

2024
Encerramento das inscrições: 31/01
9 de fevereiro: divulgação dos classificados no site www.prefeitura.poa.br/smtq
15 a 23 de fevereiro: período de matrículas dos classificados nas escolas, conforme o curso contemplado
26 de fevereiro: divulgação dos suplentes classificados (quando aplicável) no site www.prefeitura.poa.br/smtq
27 de fevereiro a 8 de março: período de matrículas dos suplentes classificados (quando aplicável) nas escolas, conforme o curso contemplado
Março: início das aulas

 

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes