Capacita + POA soma mais de 400 alunos formados e 21 turmas concluídas

10/06/2024 17:14

Lançado em março pela Prefeitura de Porto Alegre para oferecer aulas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional do Senac, o Capacita + POA já soma 415 alunos formados e 21 turmas concluídas.

Atualmente, 241 estudantes são atendidos em uma das quatro unidades do Senac na Capital. Além disso, 46 novas turmas se iniciarão nas próximas semanas para os cidadãos de Porto Alegre que se matricularam na iniciativa. O aluno ganha não apenas o curso, mas também vale-transporte e lanche no período da aula.

‚ÄúConversando com alunos que est√£o formados ou em processo de conclus√£o de curso, j√° apuramos que eles est√£o conseguindo coloca√ß√£o ou recoloca√ß√£o no mercado de trabalho. Vidas, portanto, j√° est√£o sendo transformadas com a ajuda do Capacita + POA e o esfor√ßo dos porto-alegrenses‚ÄĚ, afirma o titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Qualifica√ß√£o Profissional, Tiago Simon.

√Črica Machado, 35 anos, moradora da Lomba do Pinheiro, concluiu na √ļltima sexta-feira, 7, o curso de Auxiliar de Cozinha. Al√©m do diploma, depois de tr√™s meses de aula, conquistou uma recoloca√ß√£o profissional. Desta vez, na √°rea em que sonhava em trabalhar.

‚ÄúSempre gostei muito de cozinhar em casa, mas sabia s√≥ o b√°sico pra fazer comida diariamente. Estava desempregada e quando vi a divulga√ß√£o do Capacita + POA nas redes sociais, me inscrevi. Agora, h√° poucos dias, j√° assinei meu contrato de trabalho, ap√≥s passar por um per√≠odo de testes. Sempre gostei de trabalhar com p√£es e confeitaria, e foi numa padaria que consegui essa vaga‚ÄĚ, conta √Črica.

Antes mesmo de come√ßar o novo emprego, √Črica tamb√©m participou de a√ß√Ķes solid√°rias para ajudar atingidos pela enchente de maio. ‚ÄúNa enchente, trabalhei em cozinhas comunit√°rias, fazendo marmitas. Ent√£o, j√° pude colocar em pr√°tica um pouco do aprendizado no Capacita + POA e ajudar algumas pessoas que foram atingidas‚ÄĚ, diz ela.

Cursos - O Capacita + POA √© uma iniciativa da prefeitura exclusiva para moradores da Capital, que buscam primeiro emprego ou recoloca√ß√£o no mercado de trabalho. Entre os 36 cursos ofertados, h√° op√ß√Ķes de curta, m√©dia e longa dura√ß√£o. O de Design Gr√°fico, por exemplo, √© de 264 horas, enquanto o de Boas Pr√°ticas em Com√©rcio de Alimentos tem 12 horas.

Tamb√©m h√° aulas para o setor de tecnologia, com cursos de Desenvolvimento Back End com Java, Desktop Java e Phyton. O setor de servi√ßos tamb√©m √© contemplado, com iniciativas para gar√ßons, cabeleireiros, entre outras. Atualmente, n√£o h√° matr√≠culas ou inscri√ß√Ķes abertas para o Capacita + POA, mas a SMTQ est√° trabalhando junto ao Sine Municipal para ampliar a oferta de oportunidades de trabalho.

Samuel Bizachi

Cristiano Vieira