Sistema 156 recebeu 19 mil ligações em uma semana

06/10/2021 16:23

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 da prefeitura durante a semana de 27 de setembro a 4 de outubro. O sistema recebeu quase 19 mil ligações, a maioria delas relacionadas a perguntas sobre os locais de vacinação da Covid-19 e informações sobre a terceira e segunda dose da Pfizer.

Segundo o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, pedidos de informações sobre castração de animais, itinerários de ônibus, fiscalização de trânsito, além de paradas operacionais sobre a falta de água também foram bastante demandados.

A coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da secretaria, Adriana Gambino, diz que entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos os principais temas foram castração de cães e gatos, serviços de esgoto cloacal e pluvial e conservação de vias com asfalto. 

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, recebeu 154 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à àgua e esgoto; fiscalização de obra, calçada e de atividades econômicas; vistoria e poda de árvore, iluminação pública e tapa-buraco; educação e limpeza urbana.

 

Lisie Bastos Venegas

Lissandra Mendonça