Sistema 156 recebe mais de 8,6 mil ligações na semana

15/09/2023 15:15

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos via atendimento 156 durante a semana compreendida entre os dias 8 e 14 de setembro. O sistema recebeu 8.663 ligações, sendo a maior parte,40,50%, referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os  temas mais solicitados dizem respeito a vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e hidrômetro

Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com 26,04% dos protocolos, a maior parte dos pedidos faz referência a  horários e itinerários de ônibus (desvios de rotas), veículos, calçadas, recursos de multas, placas e sinalização de trânsito (semáforos desativados devido a chuva). Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destaque para atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações gerais e emissão de alvarás em geral (12,83%).

Na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) foram solicitadas informações sobre coletas em geral e automatizadas, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção em vias públicas (11,28%). Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) foram solicitadas informações gerais, guia de pagamento, IPTU,TCL,ISSQN,ITBI e TFLF, nota fiscal serviço eletrônico e situação cadastral (9,35%).
.
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para esgoto pluvial, água, esgoto cloacal, revisão e leitura e consumo .

Ouvidoria- A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 8 de setembro até 14 de setembro, a Ouvidoria recebeu 183 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes