Sistema 156 recebe 8,7 mil ligações em uma semana

23/06/2023 15:05
Vinny Vanoni / PMPA
Transparência e Controladoria
Temas mais solicitados foram referentes ao Dmae

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos pelo156 na semana de 16 a 22 de junho. Foram 8.790 mil ligações neste período. A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 66,95% dos chamados. Os temas mais solicitados foram vazamentos na rede, paradas operacionais no abastecimento e alteração de titularidade da conta d’água. 

Na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os destaques foram horários e itinerários do transporte público, denúncias sobre carroças e veículos, infrações (multas) e obstrução de via (12,61%). Na saúde, informações sobre atendimento hospitalar, locais de vacinação e emissão de alvarás de saúde (8,15%). “Nos Serviço Urbanos, foram solicitados pedidos de poda de árvores em área pública e podas em área particular (6,93%). No DMLU, coletas de lixo em geral, denúncias de descarte inrregular, pedidos de capina e roçada, coleta de caliça e remoção de lixo em vias públicas (5,37%)”, destaca o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci. 

De acordo com a Diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, a maioria foi referente a serviços de água, esgoto, podas de árvore, descarte irregular de lixo e tapa-buracos.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre 16 a 22 de junho, a Ouvidoria recebeu 180 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.

 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

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