Sistema 156 recebe 27,3 mil solicitações em uma semana

13/05/2024 15:32

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via telefone 156 e WhatsApp na semana de 6 a 12 de maio. O atendimento recebeu  27.388 mil contatos, sendo 19.299 mil via telefone do 156 e 8.089 mil por meio do WhatsApp.

No 156 tele, a maior parte dos pedidos de informação foram referentes à Defesa Civil (38%). Os temas mais solicitados foram alagamentos, enxurradas e enchentes, risco de deslizamento e queda de solo ao longo de encostas e destelhamento (pedido de lona). No Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com 37%, foram falta de água, serviço pluvial, serviços cloacal.

Na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com 11%, foram solicitadas informações sobre bloqueios, ruas alagadas, horários e Itinerários de ônibus, ocorrências e acidentes de trânsito. Uma grande parcela das ligações, também 11%, foram contatos referentes a outros órgãos que não são vinculados à prefeitura, como a CEEE Equatorial (fornecimento de energia elétrica), serviços de emergência de outras cidades (Polícia, Brigada Militar, Defesa Civil) e informações referentes ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) cerca de 4% dos pedidos são referentes a coleta domiciliar (orgânico), descarte irregular e outras denúncias de lixo.

No canal de WhatsApp (51-3433-0156) foram realizadas 8.089 interações, divididas entre as opções de autoatendimento (via boot) e atendimento com equipe especializada (atendimento humano) sendo os serviços mais buscados água e esgoto com o Dmae e outros serviços da prefeitura  (Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, Previmpa), impostos e tributos, Defesa Civil e trânsito e transporte.   

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi falta de água, serviço pluvial, de esgoto cloacal e alagamentos por chuva.

Ouvidoria: A  Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 6  e 12 de maio, a Ouvidoria recebeu 29 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

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