Secretaria de Transparência conhece cases de cidades inteligentes

10/05/2021 10:32
Anselmo Cunha/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Iniciativa faz parte da consulta pública, que prevê a otimização do relacionamento da prefeitura com os porto-alegrenses

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre inicia nesta semana uma rodada de reuniões virtuais com municípios brasileiros e do mundo que são considerados grandes cases de cidades inteligentes. Nesta segunda-feira, 10, às 11h, será a vez de Medellín, na Colômbia, mostrar como passou de cidade mais violenta do planeta para a mais inovadora, em um encontro com o especialista em cidades inteligente, Andrés Arias.

De acordo com o secretário Gustavo Ferenci, também estão confirmadas reuniões com Curitiba (PR), São José dos Campos (SP) e Barcelona, Espanha. A iniciativa faz parte do processo de consulta pública lançado pela pasta, que prevê a modernização e otimização da comunicação e relacionamento da prefeitura com os porto-alegrenses. 

No dia 17, às 10h, está prevista a realização de Audiência Pública, com transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura, sobre a interligação de todos os canais de atendimento da prefeitura. Na semana passada, uma Comissão Avaliadora foi formada como o objetivo de conhecer as diversas soluções disponíveis no mercado e dentro das experiências multidiciplinares de cada integrante, produzir um resumo das funcionalidades que mais interessam ao cidadão, que resultará na construção do Termo de Referência da consulta. 

Projeto - A prefeitura possui estratégias diferentes para cada um dos canais utilizados (#EuFaçoPoa; 156 Web; Call Center). Porém, eles atuam de maneira independente, ou seja, de forma não integrada. Dos 452 itens da Carta de Serviços por exemplo, somente 154 podem ser solicitados on-line. Com a Central do Cidadão, a prefeitura vai migrar para um sistema omnichannel (que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento do público-alvo), com foco na experiência do usuário. Para que isso ocorra, todos os canais deverão funcionar de forma integrada, garantindo que o usuário seja capaz de usar o melhor de cada um dos canais durante a sua interação com os órgãos.

Os documentos da consulta pública estão disponíveis aqui.

Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldocidadao@portoalegre.rs.gov.br.

 

Lisie Bastos Venegas

Fabiana Kloeckner