Secretaria da Transparência realiza capacitação em Gestão de Riscos

01/07/2019 09:00
Cesar Lopes/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Capacitação deve prosseguir com novas edições ao longo do ano

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) promoveu a segunda capacitação sobre gestão de riscos para os servidores municipais. O evento, ocorrido no Auditório da Escola de Gestão Pública nesse sexta-feira, 28, tem como objetivo dar amplo conhecimento sobre a implantação da matriz de riscos da secretaria. A  atividade é complementar à capacitação iniciada em maio pelos representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal.

De acordo com a secretária adjunta da SMTC, Luciana Rache, “a identificação dos processos por unidade permite a aplicação do planejamento estratégico mediante o mapeamento de todos os riscos e da classificação por probabilidade e impacto em níveis alto, médio e baixo, ao destacar que a previsão para a finalização do processo na SMTC é até o final de 2019.

“Nosso objetivo é a incorporação dos fatores de risco no planejamento das tarefas da secretaria, em caráter preventivo, possibilitando avaliar os possíveis impactos na prestação dos serviços públicos, gerenciando, de forma eficaz, os múltiplos efeitos à sociedade”, explica a secretária.

O Controlador-Geral do Município, Gilberto Bujak, aponta para a adesão futura do método por todas as secretarias e órgãos municipais. “A gestão de risco é uma das áreas que mais deve avançar, pois a prevenção e o controle possibilita uma gestão mais eficiente e correta das contas públicas, revertendo em qualidade na prestação de serviços para a cidade”.

A capacitação foi conduzida pelo Auditor de Controle Interno, Sandro da Silva, e deverá prosseguir com novas edições ao longo do ano.

 

Adriana Ferrás

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes