Saúde é a principal demanda nos canais de comunicação da prefeitura

31/08/2021 15:00

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 da prefeitura durante a semana compreendida entre 23 e 29 de agosto. O sistema recebeu quase 16 mil ligações, a maioria delas diz respeito a informações sobre locais de vacinação, grupo de comorbidades, terceira dose das vacinas - devido ao anúncio do governo federal - e  demais questionamentos sobre saúde. 

“Pedidos de informações sobre horários, itinerários, reclamação sobre ausência de linha da Carris, fiscalização de ônibus, restrições de idosos e desbloqueio do TRI  foram demandas significativas. Além disso, a população questionou sobre a falta de água e tributos fazenda, tais como o parcelamento e segunda via IPTU, além dos horários de atendimento da secretaria”, destacou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.

Segundo  a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da secretaria, Adriana Gambino, entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal, serviços pluvial, atualização de consumidor, via pública e conservação de vias com asfalto. 

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 23 e 29 de agosto, recebeu 112 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria e poda de árvore; água e esgoto; saúde, fiscalização de obra, calçada, atividades econômicas e limpeza urbana.

 

Lisie Bastos Venegas

Lissandra Mendonça

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