Saúde é a principal demanda dos canais de atendimento da prefeitura

22/06/2021 13:41

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal do maior número de demandas dos cidadãos no atendimento do 156 da prefeitura durante a semana entre 14 e 20 de junho. O sistema recebeu mais de 13 mil ligações, a maioria delas relacionadas à vacina contra a Covid-19, tais como informações  sobre doses para grupos prioritários, locais de vacinação, postos com a primeira dose da Pfizer e informações da segunda dose de vacinas disponíveis, além de dúvidas sobre a vacinação para H1N1. 

“Neste período, também recebemos pedidos de informações e reclamações sobre falta de água e manutenção de esgoto, bem como horários e itinerários de ônibus, restrição do TRI para idosos e seu desbloqueio”, ressalta o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. O secretário destaca que a manutenção em semáforos, relatos de acidentes e infrações, e questões sobre os tributos da fazenda, endereço e telefone de atendimento e orientações para pagamento das parcelas foram bastante demandados. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da secretaria, Adriana Gambino, entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos, o destaque foi para os serviços de água, esgoto, serviços pluvial, falta de água, tapa buraco e coleta domiciliar. 

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 14 e 20 de junho, a Ouvidoria recebeu 143 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à vistoria e poda de árvore, iluminação pública e tapa-buraco, água e esgoto, fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas, limpeza urbana, bem como vacinas e consultas médicas.

 

Lisie Bastos Venegas

Andrea Brasil

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