Próximas ações do programa Cidade Educadora são apresentadas a secretários

22/09/2022 16:02
Divulgação / SMTC / PMPA
Transparência e Controladoria
Gestores municipais conheceram as atividades elaboradas pelos integrantes dos nove grupos de trabalho

Com a intenção de compartilhar a estrutura do programa Porto Alegre Cidade Educadora e divulgar as ações do último trimestre de 2022, a Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC) promoveu uma reunião com secretários e representantes das pastas envolvidas no projeto. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, no auditório do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa).  

De acordo com titular da SMTC, Gustavo Ferenci, é fundamental que os gestores dos órgãos municipais compreendam a extensão do Cidade Educadora. “Essa iniciativa articula poder público, as principais universidades locais, sociedade civil organizada e empresas em prol da mudança cidadã”, destaca Ferenci.

Na oportunidade foram apresentadas as atividades elaboradas pelos integrantes dos nove Grupos de Trabalho (GT): Mobilidade Humana, Culturas e Identidades, InComunidades, Pedagogias da Cidade, Educação e Saúde, Movimenta POA, Educação Fora da Caixa, Infraestrutura e Primeiros Passos. Quatro dos noves GTs são coordenados pela sociedade civil. “No total são cerca de 500 pessoas trabalhando para transformar Porto Alegre em um modelo de educação que vá além dos muros da escola”, acrescenta Ferenci. 

Durante o encontro foi divulgado o 1º Congresso Internacional Porto Alegre Cidade Educadora, que acontecerá  entre os dias 29 e 30 de novembro, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), na Unisinos Porto Alegre e em diferentes pontos da cidade. “A ideia é criar uma oportunidade de trocas e estudos e uma agenda de experiências educadoras”, esclarece Kátia Beppler Macagnan, da equipe do GT Pedagogias da Cidade.  

Também estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Léo Voigt; o secretário da Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho; secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Richard dos Santos Dias; secretária municipal de Educação (Smed), Sônia Maria Oliveira da Rosa,  secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Débora Rios Garcia; secretário municipal de Cultura, Gunter Axt;  diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires; a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) Fabiana Kruse; o chefe de gabinete do prefeito Sebastião Melo, Thyago Duarte; e representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
  
Cidades Educadoras - No dia 4 de março, a Capital reingressou oficialmente na Rede Internacional das Cidades Educadoras, conjunto de municípios de diversos países que compartilham princípios básicos de educação. Desde o ano passado, a prefeitura, através da SMTC, vem articulando o retorno de Porto Alegre ao programa.

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes