Moradores de Porto Alegre podem se cadastrar para receber alertas meteorológicos por WhatsApp e SMS

19/02/2024 14:21

A partir desta segunda-feira,19, os moradores de Porto Alegre¬†poder√£o receber da prefeitura alertas clim√°ticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notifica√ß√Ķes √© necess√°rio que o usu√°rio adicione o n√ļmero do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fa√ßa o¬†cadastro. ¬†

Segundo o secret√°rio municipal de Transpar√™ncia e Controladoria, Gustavo Ferenci, a nova op√ß√£o √© mais uma entrega da Central do Cidad√£o-156. Ferenci afirma¬†que o novo call center tem permitido o atendimento de todas as secretarias e √≥rg√£os municipais, servindo de porta de entrada √ļnica das demandas junto ao munic√≠pio. ‚ÄúO investimento em tecnologia a servi√ßo do cidad√£o √© uma das prioridades deste governo‚ÄĚ, destaca.¬†

O servi√ßo de alerta oferece orienta√ß√Ķes sobre como agir diante de diferentes cen√°rios de emerg√™ncia, permitindo que a popula√ß√£o esteja melhor preparada para lidar com situa√ß√Ķes adversas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues, o uso de ferramentas tecnol√≥gicas de dom√≠nio p√ļblico para o envio de alertas meteorol√≥gicos, como no exemplo do WhatsApp, representa um avan√ßo significativo para fortalecer a comunica√ß√£o com a popula√ß√£o, favorecendo, na pr√°tica, a ado√ß√£o das medidas de seguran√ßa e autoprote√ß√£o. ‚ÄúAgora, um maior n√ļmero de cidad√£os ter√° acesso r√°pido e eficiente √†s informa√ß√Ķes essenciais sobre alertas meteorol√≥gicos divulgados pela Defesa Civil de Porto Alegre‚ÄĚ, ressalta Rodrigues.

Central do Cidad√£o -¬† Desde¬†1¬į de fevereiro, a Prefeitura de Porto Alegre investe¬†em melhorias para facilitar o acompanhamento digital das demandas solicitadas pela popula√ß√£o. No primeiro m√™s, entre as novidades, j√° foram implementadas consultas de protocolos de servi√ßo via WhatsApp¬†e substitui√ß√£o de op√ß√Ķes num√©ricas para bot√Ķes interativos no bot de atendimento do 156.

Cl√°udia Fleury

Lissandra Mendonça